Álcool absoluto

O álcool absoluto, também conhecido como álcool puro ou álcool anidro, é um combustível obtido através do tratamento com benzeno e destilação do etanol.

A destilação simples ou fracionada de etanol e água não resulta em uma concentração alcoólica maior que 95%. Já o álcool ou etanol absoluto possui uma concentração mínima de 99,6%.[1] O álcool absoluto é muito mais caro e utiliza-se apenas quando estritamente necessário, principalmente no preparo de fórmulas farmacêuticas e cosméticos. Usa-se também no aeromodelismo no preparo de combustível. Antes usava-se o álcool metílico, porém devido ao alto custo usa-se também o etanol, na proporção de 1 para 5, ou seja, uma parte de óleo de rícino para cinco de etanol.[2][3]

Referências

  1. «Anidro, hidratado: diferenças», Etanol, NovaCana.
  2. «Álcool Absoluto». Brasil Escola
  3. Loureno, Marco Antonio; Claudia Stein Gomes, Cristina Veronese, Evaldo Falcão, Fernando Silveira Picheth. «Utilização de Álcool Absoluto no tratamento das malformações venosas» (PDF)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.