Ōtomo no Sakanoe no Iratsume

Ōtomo no Sakanoue no Iratsume ( 大伴坂上郎女 ? 700 - 750) considerada a melhor poetisa do Período Nara da história do Japão[1], com 79 poemas no Man'yōshū.

Ōtomo no Sakanoe no Iratsume
Cidadania Japão
Progenitores
  • Yasumaro Otomo
  • Ishikawa no Iratsume
Cônjuge Hozumi no Miko, Otomo no Sukunamaro
Filho(a)(s) Ōtomo no Sakanoue no Ō-otome, Ōtomo no Sakanoue no Otoiratsume
Ocupação poetisa, escritora

Vida

Adolescente, se casou com o príncipe Hozumi (filho do Imperador Tenmu) e depois da morte prematura deste, se casou com seu meio-irmão Sukunamaro. Depois que este também morreu, ela foi morar com Ōtomo no Tabito [1] tornando-se depois da morte deste líder do Clã Ōtomo [2].

Segundo Tsuchihashi [3] Ōtomo no Tabito chamou a Senhora Ōtomo em 728 para educar seu filho, Ōtomo no Yakamochi, esta se tornou amante de Tabito, oficialmente substituia a recentemente falecida esposa de Tabito na realização das cerimônias religiosas para o Clã Ōtomo. Era ela que executava as músicas durante os rituais. Além disso, quando a Monja Rigan morreu, ela escreveu uma canção de luto [1] em sua homenagem.

Sua filha Ō Iratsume recebeu duas de suas canções, que expressava o quanto ela tinha medo de perder a filha [1]. Ō Iratsume se casaria mais tarde com Ōtomo no Yakamochi.

Referências

  1. Hiroaki Sato Japanese Women Poets: An Anthology M.E. Sharpe, 2007 pp 27-30 ISBN 9780765629432
  2. Louis-Frédéric Japan Encyclopedia Harvard University Press, 2002 pp 764 ISBN 9780674017535
  3. Yutaka Tsuchihashi Manyo Kaigan N.H.K. Books, 1978 p. 200
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.