35.ª Brigada de Fuzileiros Navais (Ucrânia)

A 35.ª Brigada de Fuzileiros Navais, nomeada em homenagem ao Contra-almirante Mykhailo Ostrohradskyi (unidade número A0216), é uma brigada da Infantaria Naval Ucraniana formada em 24 de maio de 2018, com base em Dachne, Oblast de Odessa.

Emblema da 35.ª Brigada de Fuzileiros Navais

História

Contraofensiva ucraniana de 2023

Blindados T-80BV da brigada.

A 35.ª Brigada de Fuzileiros Navais recebeu destaque internacional por sua participação na contraofensiva ucraniana de 2023.[1] A unidade faz parte da vanguarda na frente de Velyka Novosilka, juntamente com as 25.ª Aerotransportada, 68.ª Brigada de Caçadores, além de duas unidades de Defesa Territorial.[2] A ofensiva tem sido descrita como uma "Thunder Run" (referindo-se a uma estratégia semelhante utilizada pelo pessoal dos EUA na Batalha de Bagdá em 2003) ao longo do rio Mokri Yaly. Utilizando essas táticas, a brigada, composta por 2 mil homens, abriu uma brecha nas linhas russas e libertou a vila de Makarivka.[3] Posteriormente, a unidade publicou fotos de suas tropas hasteando a bandeira ucraniana sobre e posando em frente ao prédio da prefeitura da vila de Storozheve.[4][5][6]

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.