3 R (ecologia)

Regra dos Três R's, também conhecida como Três R's da Ecologia, ou simplesmente 3R, ou também os Três Erres, é uma proposta sobre hábitos de consumo, popularizada pela organização ambientalista Greenpeace, que visa desenvolver hábitos como o consumo responsável. Esse conceito refere-se as estratégias de gerenciamento de resíduos que buscam ser mais sustentáveis com o meio ambiente e priorizam especificamente a redução do volume de resíduos gerados. Durante a Cúpula do G8 em junho de 2004, o primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, apresentou a iniciativa dos três Rs buscando construir uma sociedade voltada para a reciclagem.[1] Em abril de 2005, foi realizada uma assembleia de ministros em que foi discutido com os Estados Unidos, Alemanha, França e vinte outros países como as ações relacionadas aos Três Rs poderiam ser implementadas internacionalmente.

 Nota: Para a Regra dos Três Rs referente a testes em animais, veja 3 R (animais).
Tratamento de resíduos com os 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar).

Histórico

Difícil definir a origem exata da teoria dos 3Rs, mas sua popularização viria a partir do estabelecimento em 1970 do Dia da Terra. Durante as celebrações, o objetivo foi sensibilizar as comunidades para a preservação do planeta. Posteriormente, muitos atos legais nos Estados Unidos introduziram os conceitos de reciclagem e conservação ambiental.[2]

Os três Rs ecológicos são regras para preservar o meio ambiente, especificamente para reduzir o volume de resíduos ou lixo gerado. Em suma, os 3Rs visam desenvolver hábitos de consumo responsáveis e conscientizar os cidadãos a descartar menos lixo e ser um consumidor mais responsável.[3]

Os três Rs constituem uma estratégia de gerenciamento de produtos em fim de vida e o resíduo resultante, visando:[2]

  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzidos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de consumo saudáveis como adquirir produtos que realmente serão utilizados e que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes o mesmo produto ou a mesma embalagem. Com um pouco de imaginação e criatividade pode-se aproveitar sobras de materiais para outras funções, como exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório. Reformas de qualquer natureza se encaixam nesse princípio.
  • Reciclar: transformar o resíduo, antes inútil, em matérias-primas para a fabricação de novos produtos é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético. Exigir programas de reciclagem dos governos locais - e principalmente participar deles - é a melhor forma de exercer esta ideia.

Referências

  1. Ministério do Meio Ambiente, Governo do Japão. «The 3R Initiative» (em inglês)
  2. «The History of the Three R's». recyclenation.com (em inglês). 11 de Maio de 2015
  3. Princípio dos 3R's - Ministério do Meio Ambiente do Brasil
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.