5.ª Divisão Panzer (Alemanha)

A 5ª Divisão Panzer do Exército Alemão foi ativada em 24 de novembro de 1938 e dissolvida em 8 de maio de 1945.[1]

Segunda Guerra Mundial

A 5ª Divisão Panzer lutou na Polônia, França, Bálcãs e na Rússia, primeiro integrando o Grupo de Exército Centro (1941-44), e depois o Grupo de Exércitos Norte. Rendeu-se aos russos em Danzig. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi comandada pelos generais von Vietinghoff, von Hartlieb-Walsporn, Lemelsen, Fehn, Metz, Nedtwig, Fäckenstedt, Decker, Lippert, Hoffmann-Schönborn e Herzog.

O detalhe é que essa é uma das poucas unidades que sobreviveram ao fim da II Guerra.

Pós guerra

Ela foi reconstituída em 1 de outubro de 1956 como parte integrante do 3º Corpo de Exército do Bundeswehr – o RFA Army. Em 1985, o Corpo recebeu também a 2ª Divisão Panzergrenadier e a 12ª Divisão Panzer, também remanescentes da II Guerra. Subordinado ao Grupo de Exércitos Central (CENTAG) da NATO, o 3º Corpo de Exército Alemão defendia a “zona vital de defesa” da NATO, ao lado do 2º Corpo de Exército Alemão e do 5º e 7º Corpos de Exército Americanos. Quando a URSS caiu sobre as próprias pernas, americanos e alemães uniram suas GUs e, como parte do arranjo, a 5ª Panzer ficou administrativamente subordinada ao 5º Corpo Americano, enquanto divisões americanas lutariam sob o comando do 2º e 3º Corpos Alemães. A 5ª Panzer enviou algumas de suas unidades para a Iugoslávia, em 1990.

Fim

Restrições orçamentais fizeram com a 5ª o que nem a II Guerra conseguiu e ela foi definitivamente dissolvida em 30 de junho de 2001. Ao longo dos anos, a 5ª foi comandada pelos seguintes major-generais: von Behr, Pape, Schnez, Hükelheim, von Loringhoven, von Hopffgarten, Lemm, von der Osten, Wenner, Heyd, Mayer, Uhle-Wettler, Jacoby, Rohde, Stöckmann, von Heimendahl (o único brigadeiro a comandá-la), Göttelmann, Frühhaber, Widder, Kammerhoff e Bürgener.

Ver também

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 14 de setembro de 2014. Arquivado do original em 10 de setembro de 2013
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.