Aécio de Antioquia

Aécio de Antioquia (em grego medieval: Αέτιος ο Αντιοχεύς), conhecido como "o Ateu" pelos trinitários, foi o fundador de uma seita ariana. Ele nasceu em Cele-Síria e morreu em Constantinopla em 367.

Aécio de Antioquia
Nascimento 300
Celessíria
Morte 367
Constantinopla
Cidadania Roma Antiga
Ocupação presbítero
Religião arianismo

Aécio cresceu em situação de pobreza ou de escravidão.[1] Mais tarde trabalhou como ourives em Antioquia para ajudar sua mãe viúva e estudou filosofia.[1] Depois que sua mãe morreu, Aécio continuou o seu comércio e alargados os seus estudos em literatura cristã, teologia cristã e medicina.[1] Estudou teologia com Paulino, bispo de Antioquia, Atanásio, bispo de Anazarbus, e com o presbítero Antônio de Tarso.

Em 350 ele foi ordenado diácono por Leôncio de Antioquia, mas pouco depois foi obrigado pelos trinitários a deixar a cidade. No primeiro Sínodo de Sirmio, ele obteve vitória dialética sobre os bispos Basílio de Cesareia e Eustáquio. Em 356 ele foi para Alexandria, a fim de promover a causa ariana, e foi banido por Constâncio II. Juliano, o Apóstata tirou-o do exílio, deu-lhe uma propriedade em Lesbos e o trouxe para sua corte, em Constantinopla. Consagrado bispo ele usou todo seu prestígio em favor dos interesses do arianismo, formando outros bispos para a seita. Com a ascensão de Valente, ele retirou-se para sua propriedade em Lesbos, mas logo retornou para Constantinopla, onde morreu em 367.

Referências

  1. Filostórgio, em Fócio, Epítome da História Eclesiástica de Filostórgio, livro 3, capítulo 15.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.