AEIOU (portal)

AEIOU é um portal português lançado em 1996 pela empresa Caleida Comunicação Global Lda. Pertenceu entre 2006 e 2011 ao grupo Impresa, sendo sido nesse período administrada pela subsidiária AEIOU - Investimentos Multimédia SA. com sede no Porto.

 Nota: Para outros significados, veja AEIOU.
AEIOU - Investimentos Multimédia, SA
Subsidiária
Slogan Power to the people
Atividade Internet
Fundação 2003
Sede Porto, Portugal Portugal
Pessoas-chave Armando Batista, Director Geral
Geraldina Dantas, Directora Comercial[1]
Empregados 45
Produtos Motor de busca, Publicidade, Gestão de Conteúdos, Gestão de Comunidades e Software[2]
Website oficial www.aeiou.pt

Em janeiro de 2012 a equipa de gestão fez um MBO sobre o projecto e readquiriu o portal AEIOU, que é agora detido pela Cool Beans, Lda.

História

Em Janeiro de 1996 a Caleida Comunicação Global Lda tornou público o AEIOU.

Foi lançado com o propósito de catalogar todas as páginas portuguesas de Internet. Paralelamente, foram nascendo à sua volta novos conteúdos e serviços.

Em 2003 foi criada a empresa AEIOU - Investimentos Multimédia SA, tendo adquirido o Portal AEIOU.

A integração na Impresa

No final do ano de 2006 um dos maiores grupos de comunicação português (o grupo Impresa) adquiriu o AEIOU através da sua dominada Media Zoom, passando a fazer parte da "sub-holding" do grupo a Impresa Digital.[3] Mais tarde, em 2008, reforçou a sua posição.[1]

Desde então, o AEIOU passou por algumas alterações e foram lançadas novas versões do portal, trazendo novidades ao nível de conteúdos e serviços disponibilizados, com enfoque na ligação à comunidade Web 2.0 e no conceito de personalização do portal pelo utilizador.

Passou a agregar os conteúdos do grupo Impresa, assumindo o papel de portal do grupo de Francisco Pinto Balsemão. A homepage do portal foi optimizada e reorganizada de modo a dar destaque às notícias provenientes dos vários meios do grupo, desde o Expresso à Visão, passando por títulos especializados como Blitz ou Turbo. O site da SIC passou a estar incluído no AEIOU, reforçando a componente de vídeo e entretenimento do portal.[4]

Relançamento do Xekmail

Em Fevereiro de 2008, o AEIOU relançou ainda o Xekmail, com 1 Gb de capacidade de espaço gratuito e 30 Mb de limite para cada e-mail. O webmail foi adquirido à empresa norte-americana Zimbra (detida pelo Yahoo!) e a solução foi adaptada para o AEIOU. O e-mail permite a programação de respostas automáticas, criação de filtros, múltiplas identidades ou a possibilidade de descarregar e-mail de outras contas. A versão paga do Xekmail disponibiliza 10 Gb de espaço.

Compra do Olhares

Em Junho de 2008, a Impresa, através da sua participada AEIOU, chegou a acordo para a aquisição da empresa 7Graus, proprietária do site de fotografia online Olhares.com. A operação tem por objectivo desenvolver a “actividade de fotografia online” e fomentar a “estratégia de expansão internacional” do AEIOU. Para além de proprietária do Olhares.com, a 7Graus detém também o site de fotografia Zyeuter.com (para o mercado francófono) e estende ainda a sua actuação a outras actividades no âmbito da Internet.[5]

A rede AEIOU

Da rede de sites AEIOU, para além do Xekmail e Olhares, fazem parte o Blá. O sistema de chat oferece diferentes salas temáticas e personalizadas - agrupadas por temas, grupos de interesse, idades, cidades e regiões.

A comunidade de bloggers Weblog é uma das principais do AEIOU, alojando alguns milhares de blogues.[6]

O Relvado reúne comunidades de entusiastas do futebol, num ambiente de comentário desportivo feito pelos utilizadores, associando conteúdos profissionais com vários tipos de conteúdo gerado pelos utilizadores.

O Quiosque é um site de notícias, actualidade e informação do AEIOU.

O My Games é um portal sobre videojogos e lifestyle digital.

A Kitchenet é um site de receitas e dicas culinárias do Grupo Impresa. Relançado em Outubro de 2008 em versão Web 2.0, conta com uma base de dados de alguns milhares de receitas.[7]

A Impresa Direct conta com serviços de envio de Email Marketing e também de Mobile Marketing para uma base de dados 100% opt-in e com um sistema único de crossed validation por email e telemóvel.

O Escape é um site de lazer, tempos livres e turismo do grupo Impresa. Conta com uma parte do conteúdo do jornal Expresso, nomeadamente dos guias "Boa Cama Boa Mesa" e "Cartaz".[8] Em Janeiro de 2009, o Escape foi reformulado ao nível do grafismo e também com a aposta em conteúdos vídeo e visitas 360º de restaurantes e hotéis, além de outras funcionalidades.[9]

O Cupido Online é outra das comunidades do AEIOU, tendo como objectivo proporcionar o encontro entre pessoas através do envio de mensagens.

O Banco de Anedotas é um site de entretenimento com anedotas, associadas por palavras-chave.

O Amizade é uma das comunidades do AEIOU, que tem como objectivo proporcionar o encontro entre pessoas, quer seja para conhecer novas pessoas, fazer novos amigos ou procurar uma companhia especial.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.