A Bela e a Rosa

A Bela e a Rosa é um filme português de média-metragem, produzido em 1983, realizado por Lauro António para a televisão, integrado na série Histórias de Mulheres.

A Bela e a Rosa
A Bela e a Rosa
Portugal Portugal
1983 cor •  64 min 
Direção Lauro António
Produção RTP
Roteiro Lauro António
Elenco Pedro Bandeira Freire
Acácia Thiele
Paula Mateus
Maria Adelaide
Paulo Reis
Diretor de fotografia Manuel Costa e Silva
Lançamento 18 de setembro de 1983 (antestreia FICFF)
26 de abril de 1984
Idioma português

Sinopse

Um rei tinha três filhas, uma das quais muito formosa e ao mesmo tempo dotada de boas qualidades. Chamava-se Bela. O Rei tinha sido muito rico, mas agora vivia com dificuldades. Um dia, foi fazer uma viagem e perguntou às três filhas o que cada uma delas queria que trouxesse como presente. Uma quis um vestido, outra um chapéu e Bela pediu-lhe apenas uma rosa. O Rei partiu e regressou, tempos depois, distribuindo então os presentes pelas filhas. Todas ficaram satisfeitas, mas o Rei disse a Bela: A rosa que te trouxe bem cara me ficou! E explicou-lhe que, no jardim onde a colhera, encontrara uma cobra que lhe perguntou para quem era a flor. Respondeu-lhe o Rei que era para a filha mais nova, ao que a cobra lhe disse que se Bela não fosse ter com ela, o Rei morreria.

Ficha técnica adicional

Ficha artística

  • Pedro Bandeira Freire: Rei
  • Acácia Thiele: Bela
  • Paula Mateus: Princesa
  • Maria Adelaide: Princesa
  • Paulo Reis: Príncipe

Sobre o filme

Segundo o próprio realizador, a inclusão de um conto tradicional na série Histórias de Mulheres deveu-se a uma série de razões. Primeiro a necessidade de introduzir uma nota fantástica e onírica, após uma sequência de retratos psicológicos de mulheres reais. Depois a vontade de experimentar o género fantástico, criando uma atmosfera de reflexão sobre a simbologia popular.[1]

Referências

  1. Lauro António in documentação do 12º Festival de Cinema da Figueira da Foz (1983)

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.