A Condessa de Charny

A Condessa de Charny é um romance histórico de Alexandre Dumas.

Execução de Luís XVI.
A Condessa de Charny
Autor Alexandre Dumas
Série Memórias de um Médico
Gênero romance histórico, romance de aventura
Data de publicação 1853

É a quarta e última parte de uma série de livros intitulada "Memórias de um Médico" que é precedida por Joseph Balsamo, O Colar da Rainha e Ângelo Pitou. Apareceu sob forma de folhetim no jornal La Presse entre 1851 e 1853. A coleção enfoca a série de eventos que originam e deflagram a Revolução Francesa, desde a chegada de Maria Antonieta à França para seu casamento com o delfim Luís, mais tarde rei Luís XVI.

Este livro abrange o período entre a ida da família real de Versailles para o Palácio das Tulherias, em Paris, em outubro de 1789 e vai até a morte na guilhotina de Luís XVI em 1793. Na verdade, como explica Alexandre Dumas no prefácio do primeiro tomo de A Condessa de Charny, o romance anterior, Ângelo Pitou, devia originalmente ter seis volumes, mas, a pedido de Émile Girardin, foi reduzido a apenas um. O romance ficou inacabado, o que explica seu final estranho, e é retomado neste A Condessa de Charny.

Contexto Histórico

Os fatos históricos abordados neste livro abrangem o período após a instalação da família real nas Tulherias, seus esforços para manter o poder real (nem sempre através de medidas eficazes e sensatas), sua fuga e prisão ao chegar à cidade de Varennes, a queda da monarquia e o julgamento e morte do Rei Luís XVI, já então apenas o cidadão Luís Capeto.

Sinopse

Alexandre Dumas.

Alexandre Dumas inicia seu romance quando da Jornada de 5 e 6 de Outubro de 1789. A família real troca o Palácio de Versailles pelas Tulherias, em Paris. A história d"A Condessa de Charny" desenrola-se durante a Revolução Francesa e situa-se principalmente em Paris e nas vilas de Haramont e Pisseleu situadas próximo a Villers-Cotterets. O romance ilumina tanto personagens revolucionários reais, como Maximilien de Robespierre, Jean-Paul Marat e Honoré Gabriel Riquetti, o Conde de Mirabeau, como também personagens fictícios tais como o Conde Olivier de Charny, antigo apaixonado de Maria Antonieta e que tombará sob os golpes mortais dos revolucionários na Jornada de 10 de Agosto de 1792, e seu irmão mais moço, o Visconde Isidore de Charny, senhor de Boursonnes, apaixonado pela plebéia Catherine Billot que lhe dará um filho. O pai de Catherine é um Sans-culottes (em port. sem calção), fiel aos ideais revolucionários, que não perdoa o amor da filha por um nobre e tenta assassiná-lo. No entanto, Isidore de Charny encontrará a morte mais tarde, durante a fuga e captura da família real em Varennes, em 1791. Já a Condessa de Charny, Andrée de Taverney de Maison-Rouge, esposa de Olivier, Conde de Charny, e um dos principais personagens de toda a obra, reencontra seu filho, Sébastien Gilbert, que ela teve em circunstâncias terriveis e que lhe foi tirado dos braços ainda recém-nascido pelo pai, o doutor Gilbert (fato descrito em Joseph Balsamo). Os acontecimentos históricos sinistros de que são testemunhas e participantes, ela e o marido, fazem com que seu casamento, arranjado de forma a salvaguardar a reputação da rainha (fato descrito no tomo O Colar da Rainha), estreite seus laços e enterneça sua relação até torná-los verdadeiramente um casal. Andrée encontra enfim o amor de Olivier que, depois que a paixão por Maria Antonieta esfria, descobre na mulher, até então completamente negligenciada e esquecida por ele, seu verdadeiro amor, infelizmente tarde demais. Sua felicidade dura apenas um ano. A Revolução tomará a vida de Olivier, ao defender a família real, e Andrée encontrará a morte na Prisão de la Force quando dos Massacres de Setembro de 1792. No romance Joseph Balsamo, Cagliostro iniciou seu trabalho sinistro de derrubar a monarquia. Em O Colar da Rainha, ele continua seu trabalho de destruição, minando a reputação e o respeito reais. Finalmente, em A Condessa de Charny, ele termina sua obra.

Personagens principais do romance

  • Condessa Andrée de Charny, filha do Barão Taverney-Maison-Rouge, irmã de Philippe de Tavernay e esposa do Conde Olivier de Charny. A Condessa é dama de honra da Rainha Maria Antonieta. Reencontra o filho, tirado de seus braços ao nascer. É apaixonada pelo marido e, a princípio, não é correspondida.
  • Joseph Balsamo aparece neste romance sob o pseudônimo de Barão Zannone, banqueiro genovês. É franco-maçon e iluminista e jurou derrubar a monarquia francesa.
  • Luís XVI, Rei de França, não vê outra saída para o caos que domina a França senão tentar fugir para o estrangeiro. Preso em Varennes, é levado de volta a Paris, julgado e condenado à morte na guilhotina.
  • Maria Antonieta, rainha e esposa de Luís XVI. Seu orgulho e desejo de vingança desmedidos faz com que tome decisões que põem a perder o trono em que se assenta.
  • Conde Olivier de Charny, amado por Maria Antonieta, aristocrata nobre e leal. É casado com Andrée há seis anos, apenas para salvar a honra da rainha, mas sente-se cada vez mais atraído pela esposa.
  • Doutor Gilbert : é um dos personagens principais da série. De origem pobre e servo da família Taverney no primeiro volume, engravida Andrée quando esta se encontra em transe hipnótico e é supostamente morto prelo irmão da moça. Reaparece em Ângelo Pitou, voltando dos EUA, às vésperas da Queda da Bastilha. Formado em medicina, passa a atender o Rei Luís XVI. Aluno de Joseph Balsamo que lhe ensina o hipnotismo. Atravessa todos os fatos históricos importantes abordados no romance mantendo-se ao lado da família real e tentando aconselhá-la da melhor forma possível.
  • Sébastien Gilbert, filho do doutor Gilbert e da Condessa Andrée de Charny, é amigo de Ângelo Pitou. Raptado pelo pai ao nascer, só descobre quem é sua mãe neste volume, apesar de sempre vê-la em sonhos. Sai da capital, por ordem do pai, para fugir do Terror.
  • Pai Billot, fazendeiro de Pisseleu, abraça as idéias revolucionárias. É o pai de Catherine Billot. Passa parte do livro em Paris, participando ativamente dos eventos que acontecem na capital e também em Varennes.
  • Catherine Billot, filha do Pai Billot, é apaixonada pelo Visconde Isidore de Charny (de quem terá um filho, Isidore como o pai) e amada por Ângelo Pitou.
  • Ângelo Pitou, amigo do Pai Billot, participa com ele de suas aventuras revolucionárias em Paris. É nomeado comandante da Guarda Nacional de Haramont. Ama em segredo Catherine Billot. Como o Pai Billot, Ângelo Pitou será testemunha de diferentes eventos que estremecerão a Paris revolucionária. Quando da partida para a América do Pai Billot e de seu protetor, o doutor Gilbert, Ângelo Pitou casar-se-á com Catherine e reconhecerá o pequeno Isidore como seu filho.

Personagens secundários do romance

  • Abade Fortier : aparece igualmente no romance Ângelo Pitou e é um monarquista empedernido. É encarregado da educação de Sébastien Gilbert e adversário das idéias representadas por Ângelo Pitou.
  • Visconde Isidore de Charny, irmão do Conde de Charny.

Personagens históricos que aparecem no livro

Ligações Internas

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.