Válka s mloky

A Guerra das Salamandras é um livro de 1936 , de Karel Čapek.[1]

A Guerra das Salamandras
Autor(es) Karel Čapek
País  Chéquia
Lançamento 1936

A história começa com o capitão J.van Toch e seu barco, de nome Kandong Bandoeng. Ele descobre uma ilha chamada Devil Bay, em que há um segredo: existe uma espécie desconhecida, semelhante às salamandras, chamada Andrias Scheuzeri, que possui mãos e consegue falar. Os nativos dessa ilha têm pavor dessa espécie de salamandra, mas o capitão descobre um jeito de negociar com elas, dando em troca pérolas, arpões. Após um tempo em contato com as salamandras, passou a escravizá-las e expandiu sua espécie pelo mundo, mas não imaginava o mal que as salamandras poderiam causar.

Essa obra é composta por três livros:livro 1, chamado Andrias Scheuchzeri, o Livro 2, chamado O progresso da civilização e o Livro 3, A guerra das salamandras.

Esse livro começa falando do capitão J.van Toch e sobre as ilhas de Tana Masa (conjunto de ilhas que se localiza Devil Bay). Naquela época, o objeto mais valioso e mais procurado era a pérola e todos os capitães estavam á sua procura. O capitão J.van Toch, ouviu dizer que na ilha de Devil Bay havia muitas pérolas, porém, existia ``diabos marítimos´´ , que eram chamados pelos nativos de tapa-tapas . Chegando na lá , toda tripulação de Kandong Bandoeng fica com medo dos tapa-tapas apenas van Toch não tem medo. O capitão van Toch passa o amanhecer na ilha e vê uma coisa inesperada : os tapa-tapas estavam fora d´água e trouxeram para o capitão uma ostra para que ele a abrisse para eles, pois tinham patas pequenas e sua comida favorita eram ostras.

O tempo passou, e ele decide fazer um acordo com G.H Bondy(um velho amigo do capitão), que possuía uma indústria de barcos. O seu porteiro , o Sr. Povondra, (que mais tarde, na história, fica muito importante) o deixa entrar. O capitão vem lhe comprar um barco para viajar o mundo, e este continha tanques, que guardavam as salamandras. O tempo passou, e o capitão espalhou a tal espécie pelo mundo todos. Depois desse acontecimento, o autor para de falar do capitão e começa uma pequena história de quatro jovens (Abe Loeb, Lílian Nowk, Judy e Freud) , a bordo do iate Gloria Pickford de Abe .Tentam iniciar sua carreira no cinema, com o filme Robinson Crusoe , interpretado pela Li(lílian) como Crusoé. Depois de um tempo filmando, Li se depara com os "Tapa-Tapas" e fica aterrorizada. Os diabos marítimos latiam a palavra "Naif" (querendo dizer Knife, faca em inglês) e traziam pérolas .Abe fica encantado ,mas não entende o que elas querem dizer. Ele falou que são Deuses Marítimos, chamando-os de Tritões. Depois de um longo terror com a espécie, Abe teve a brilhante ideia de fazer um filme sobre a mesma. Após o lançamento, o filme se torna um sucesso, e o conhecimento da espécie foi difundido amplamente.

Acaba aí a história dos jovens, e começa a do Sr.Thomas Greggs, funcionário do Zoológico de Londres.

Referências

  1. «A Guerra das Salamandras». Consultado em 21 de novembro de 2013
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.