A Vitória de Wellington

A Vitória de Wellington ou, A Batalha de Vitoria (em alemão: Wellingtons Sieg oder die Schlacht bei Vittoria), ópera 91, é uma obra orquestral de Ludwig van Beethoven composta em 1813 para celebrar a vitória das tropas britânicas, portuguesas e espanholas, comandadas pelo Duque de Wellington Arthur Wellesley, sobre o exército francês nos arredores da cidade de Vitoria-Gasteiz em 21 de junho desse mesmo ano.

Obra

A duração de execução da obra é de em torno de 15 minutos. Beethoven introduziu dois temas populares: Malbrough vai à guerra (transformado em Marlbrough s'en va-t-en guerre) para simbolizar a França, Rule Britannia e God Save the King para simbolizar a Inglaterra. Esta é a única série de concertos conhecida por desempenhar a peça com o conjunto completo de 193 canhões ao vivo: a tecnologia moderna tem permitido ser tocado usando dispositivos de disparo eletrônicos, operados pelo percussionista da orquestra.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.