Abricó-da-praia

O abricó-da-praia (Mimusops coriacea (A. DC.) Miq.) é uma árvore de fruto comestível, originária da África tropical. Outros nomes populares: abiu-da-praia, balata, maracujá-de-árvore, abricoteiro, abricó-amarelo, abricó-do-brasil, abricoqueiro, albricoqueiro.[1] Possui frutos comestíveis ao natural, e com propriedades medicinais. A madeira é usada em construção civil e naval, em carpintaria etc.[1]

Abricó-da-praia

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Sapotaceae
Género: Mimusops
Espécie: M. coriacea
Nome binomial
Mimusops coriacea
(A. DC.) Miq. 1863
Sinónimos
Imbricaria commersonii G. Don

Imbricaria coriacea A. DC.
Mimusops commersonii (G. Don) Engl.

Características: Frutos esféricos de 4–5 cm de diâmetro, de casca amarela lisa, recobrindo uma polpa igualmente amarelada, cremosa e doce. A árvore mede cerca de 5–7 m em cultivo, possui folhas grossas e brilhantes, além de copa globosa.

Utilidades: Os frutos podem ser consumidos frescos, ou melhor ainda, batidos com leite, em uma "vitamina" que adquire a consistência da de abacate. A árvore é muito utilizada em paisagismo, principalmente em cidades praianas, pois é muito tolerante aos ventos marítimos.

Ocorrência

Nas praias e mangues da ilha de Madagascar. É plantada nas praias do Brasil por resistir aos ares marinhos e não necessitando de solo tão fértil.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 14.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.