Escola Superior de Polícia Civil

A Escola Superior de Polícia Civil, anteriormente conhecida como Academia de Polícia Civil do Distrito Federal, é o órgão brasileiro de formação e capacitação profissional policial, subordinada à Direção Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Dentre as suas atribuições planeja, orienta e coordena o processo seletivo de pessoal para as carreiras da Polícia Civil, que se realiza através dos concursos públicos.[1]

Desde 2016 está sob coordenação conjunta da PCDF e da Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury.

Histórico

Em 1968 foi criada a "Escola de Polícia do Distrito Federal". Não dispondo de instalações próprias funcionava numa sala do Bloco 10, na Esplanada dos Ministérios e os seus primeiros cursos foram ministrados na Universidade de Brasília (UnB). Os cursos de formação e a organização dos concursos faziam-se com o apoio do Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IDR).

A sua denominação foi mudada para "Escola de Polícia de Brasília" em 1972 e três anos após "Escola de Polícia" (ESPOL), com instalações próprias no 7º andar do Bloco "O", do Setor de Autarquias Sul, em Brasília. Em 1980 foi transferida para Taguatinga, passando a ocupar imóvel da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Em 2 de maio de 1984 recebeu a atual designação de "Academia de Polícia Civil do Distrito Federal" com a estrutura ampliada:

  • Diretoria
  • Conselho de Ensino;
  • Assessoria;
  • Divisão Técnica de Ensino: Seção de Pesquisa e Doutrina; Seção de Planejamento; Seção de Acompanhamento e Controle; Seção de Avaliação.
  • Divisão de Apoio ao Ensino: Seção de Reprografia; Seção de Recursos Audivisuais; Biblioteca; Serviço de Adestramento Técnico; Serviço de Apoio Administrativo; Museus.

[2]

Em 16 de abril de 2016 a instituição coligou-se com a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (ainda à época uma fundação universitária) para elevar-se a uma unidade acadêmica de ensino superior. O processo foi concluído em 6 de julho de 2018, quando passou a chamar-se "Escola Superior de Polícia Civil".[3]

Novas instalações

Em 5 de outubro de 2011 o Governo do Distrito Federal inaugurou no Riacho Fundo II uma nova sede para a Escola, num terreno de 90 mil metros quadrados para serem utilizados em cursos de formação e treinamento profissional dos policiais civis.

A nova unidade funcional dispunha, em sua inauguração, de 14 salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de ginástica, biblioteca, museu de armas, museu de drogas e auditório para palestras com capacidade para 200 pessoas.

Além disso, estavam previstos cursos a serem oferecidos para a comunidade e a instalação de uma Delegacia-Escola, onde o público poderá registrar ocorrências policiais.[4]

Ver também

Polícia Civil do Distrito Federal

Referências

  1. «Academia de Polícia – Regimento Interno». Consultado em 18 de agosto de 2012. Arquivado do original em 6 de novembro de 2011
  2. Academia de Polícia - histórico[ligação inativa]
  3. Decreto nº 39.218/2018. Câmara Legislativa do Distrito Federal. 6 de julho de 2018.
  4. «Nova Academia de Polícia – Riacho Fundo II». Consultado em 18 de agosto de 2012. Arquivado do original em 16 de novembro de 2011

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.