Acordo de Genebra de 1966

O Acordo de Genebra de 1966 é um tratado firmado pelo Reino Unido e Venezuela em 17 de fevereiro de 1966, todavia vigente, pelo qual se reconhece a reivindicação venezuelana sobre a Guiana Essequiba (sob soberania guianesa). A Guiana passa a fazer parte do Acordo uma vez que se tornou independente em 26 de maio de 1966. O Acordo de Genebra está registrado na Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas sob o Nº 8 192 do ano de 1966.

Mapa da Guiana Essequiba; a zona listrada em laranja constitui a área reivindicada pela Venezuela.

Neste acordo não se discute a autoridade do governo da Guiana sobre a área em litígio, no entanto estabelece-se a salva-guarda dos direitos de soberania venezuelana sobre a dita zona.

No Acordo de Genebra de 1966 a Venezuela reconhece como nulo o Laudo Arbitrário de Paris de 1899 que definia os limites entre Venezuela e a antiga Guiana Britânica, tal como o expressa o artigo I do documento,[1] mas este não significa a invalidez do edital de 1899, e a Guiana por sua vez ao firmar o Acordo de Genebra reconhece a reivindicação e a inconformidade venezuelana.

No Acordo estabelece-se a criação de uma Comissão Mista de Limites a qual em um prazo de 4 anos teria que decidir qual podia ser a solução ao problema limítrofe, uma vez vencido este prazo se subscreve em 1970 o Protocolo de Porto Espanha entre Guiana e Venezuela pelo qual se “congelava”, por um término de 12 anos, parte do Acordo de Genebra. Em 1982, a Venezuela decide não ratificar o Protocolo de Porto Espanha e voltar ao estabelecido em Genebra. Em 1982, o caso é referido ao Secretário Geral das Nações Unidas, tal como o estabelece no Acordo.

Referendo e Intenções de Anexação

O Referendo consultivo venezuelano de 2023, segundo a autoridade eleitoral local, obteve aprovação de cerca de 95% dos eleitores sobre cinco questões elaboradas para o pleito, indicando a aprovação popular para as intenções de anexação do território da Guiana Essequiba. O referendo e os resultados foram apoiados pelo governo de Nicolás Maduro. A execução do referendo e as intenções de anexação acarretaram no acirramento das tensões entre Venezuela e Guiana.

Referências

  1. «Texto do Acordo de Genebra de 1966». Consultado em 10 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 20 de janeiro de 2007

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.