Africada alveolar não sibilante surda

A africada alveolar não sibilante surda é um fonema que é formado pronunciando 2 fonemas juntos, esses fonemas são /t/ e /ɹ̝̊/.

Voiceless alveolar non-sibilant affricate
tɹ̝̊
tθ̠
tθ͇

Características

  • Sua forma de articulação é africada, o que significa que é produzida primeiro interrompendo totalmente o fluxo de ar, depois permitindo o fluxo de ar através de um canal restrito no local de articulação, causando turbulência.
  • Seu local de articulação é alveolar, o que significa que é articulado com a ponta ou a lâmina da língua na crista alveolar, denominada respectivamente apical e laminal.
  • Sua fonação é surda, o que significa que é produzida sem vibrações das cordas vocais. Em alguns idiomas, as cordas vocais estão ativamente separadas, por isso é sempre sem voz; em outras, as cordas são frouxas, de modo que pode assumir a abertura de sons adjacentes.
  • É uma consoante oral, o que significa que o ar só pode escapar pela boca.
  • É uma consoante central, o que significa que é produzida direcionando o fluxo de ar ao longo do centro da língua, em vez de para os lados.
  • O mecanismo da corrente de ar é pulmonar, o que significa que é articulado empurrando o ar apenas com os pulmões e o diafragma, como na maioria dos sons.

Ocorrência

LínguaPalavraAFISignficadoNotas
InglêsGeneral American[1]tree[tɹ̝̊ʷɪi̯]ÁrvoreRealização fonética da sequência tônica inicial da sílaba /tr/; mais comumente pós-alveolar [t̠ɹ̠̊˔].[1]
Received Pronunciation[1]
ItalianoSicília[2]straniero[stɹ̝̊äˈnjɛɾo]EstrangeiroApical. Realização regional da sequência /tr/; pode ser uma sequência [tɹ̝̊] ou [tɹ̝] ao invés.[3]

Referências

  1. Gimson (2014), pp. 177, 186–188, 192.
  2. Canepari (1992), p. 64.
  3. Canepari (1992), pp. 64–65.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.