Ahmed al-Mirghani

(Al-sayyid) Ahmad Ali Al-Mirghani (em árabe: أحمد الميرغني; 16 de agosto de 1941, Cartum do Norte - 2 de novembro de 2008) foi o presidente do Sudão de 6 de maio de 1986 a 30 de junho de 1989, quando o governo democraticamente eleito foi derrubado por um golpe militar liderado pelo Presidente de 1989 a 2019 Omar al-Bashir.[1]

Ahmed al-Mirghani
Nascimento 16 de agosto de 1941
Cartum
Morte 2 de novembro de 2008
Alexandria
Cidadania Sudão
Alma mater
Ocupação político

Presidência

Al-Mirghani foi o herdeiro da venerada família Mirghani do Sudão e tataraneto de Al Sayyid Mohammed Uthman al-Mirghani al-Khatim. Graduou-se com um grau de primeira classe na Universidade de Londres e retornou ao Sudão.[2] Progrediu através de uma carreira profissional até as eleições de 1986, quando foi eleito como presidente do país. Ele desempenhou um papel importante em convencer o rei Faisal da Arábia Saudita de viajar e conhecer o presidente Gamal Abdel Nasser do Egito, no Sudão, durante a célebre cúpula de Cartum de 1967.

Al-Mirghani foi eleito presidente do Sudão, em 1986, durante últimas eleições democráticas do país. Ele foi destituído em 1989 em um golpe de Estado dirigido pelo atual presidente Omar al-Bashir.[3]

Anos posteriores e morte

Após o golpe Al-Mirghani viveu em Alexandria, no Egito. Retornou para o Sudão pouco antes de sua morte e pressionou para a paz a respeito da Conflito em Darfur.[3] Trabalhou ativamente no arquivo Darfur e foi escolhido como o chefe do Círculo Darfur no Partido Democrático Unionista. Sua última viagem ao exterior foi para a Líbia, onde realizou uma série de reuniões com os grupos rebeldes e os líderes líbios em relação às soluções para o problema do Sudão ocidental.

Al-Mirghani morreu no Egito em 2 de novembro de 2008, com 67 anos de idade. Vários políticos sudaneses, incluindo o presidente viajaram para a base de Mirghani em Cartum para lamentar sua morte.[3] Seu corpo foi levado para Cartum em 5 de novembro, e seu funeral foi realizado lá no mesmo dia. O cortejo fúnebre percorreu para o aeroporto no sul da capital Cartum pelas ruas da cidade, ao norte da capital, onde foi enterrado.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.