Alódio

Um alódio (do latim tardio alodium, derivado do frâncico all "todo" + od "propriedade") é um conceito de alguns sistemas de direito imobiliário. Descreve uma situação onde uma propriedade (terra, construções e instalações) está inteiramente "livre de foros, vínculos, pensões e ônus".[1] Um título alodial é inalienável, no sentido de que não pode ser revogado por qualquer ação legal, seja por qual motivo for.

No uso legal comum, o título alodial é utilizado para diferenciar a posse absoluta da terra por indivíduos da posse feudal, onde a posse da propriedade depende do relacionamento com um senhor feudal ou monarca. Segundo a definição do dicionário Webster (edição de 1825), um alódio é "terra cujo proprietário detém sua posse absoluta, propriedade mantida com absoluta independência, sem estar sujeita a qualquer arrendamento, serviço ou reconhecimento de um superior". É, portanto, o oposto de feudo.

A posse alodial verdadeira é rara, estando a maior parte das propriedades no âmbito da Lei Comum, principalmente no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, descrito mais apropriadamente como fee simple (ou seja, sujeito às restrições básicas impostas pelo governo). Em particular, a terra é dita como sendo "posse da Coroa" na Inglaterra e Gales e nos países da Commonwealth. Na Inglaterra não há terra alodial, toda a terra pertence à Coroa; mesmo nos Estados Unidos, a maior parte das terras não são alodiais, como evidencia a existência de impostos territoriais. Alguns dos países da Commonwealth reconhecem terras indígenas, uma forma de posse alodial que não se origina de uma concessão da Coroa.

Na França, o alódio é referido já na lei sálica. Posteriormente, a posse alodial era rara e limitada a propriedades da Igreja e propriedades que haviam rompido com a posse feudal. Depois da Revolução Francesa, a posse alodial tornou-se a norma na França e na lei de outros países sob influência napoleônica. Curiosamente, Quebec adotou uma forma de posse alodial quando aboliu o senhorialismo em meados do século XIX, tornando as formas de posse no Alto e Baixo Canadá notavelmente semelhantes em substância.

A propriedade mantida sob posse alodial é citada como terra alodial, allodium ou alódio.

Referências

  1. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Dicionário Aurélio, 1975.

Ligações externas

Em inglês

Em português

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.