Ala-arriba

Ala-Arriba é uma expressão usada pela comunidade piscatória da Póvoa de Varzim e significa "força (para cima)".[1][2][3] O conceito refere-se à tradicional entre-ajuda numa comunidade, junto da qual tem servido de lema.[4]

 Nota: Para o filme, veja Ala-Arriba! (filme).
Representação da Ala-Arriba no antigo Porto da Póvoa de Varzim. Note-se crianças e até idosos puxam, a mulher apossando-se do peixe e ao fundo a Igreja da Lapa.

A expressão era usada quando os habitantes tiravam os barcos do mar, à força de braços, para os pôr a seco na praia. Este hábito comunitário foi pouco a pouco desaparecendo com a construção do porto.[1] Traduzia hábitos vividos tanto na cidade da Póvoa como em pequenas localidades vizinhas directamente relacionadas.

Ramalho Ortigão descreve a Ala-arriba como os poveiros se acocoram debaixo da popa de uma lancha, ficam os pés na areia e impelem com as costas(...); que nessas atitudes, com as clavículas descobertas, os braços e as pernas nuas, de uma riqueza, de uma amplidão, de uma perfeição muscular que iguala as mais vigorosas anatomias de Miguel Angelo, os poveiros são verdadeiramente belos, de uma beleza titânica.» e que «o traje que usam contribui para fazer realçar o aspecto da sua forte corpulência (...) chamada "branqueta"». Surgiram entretanto várias empresas locais com este nome.

Grito da Póvoa

A expressão serve de base para o "grito da Póvoa", gritado no típico gutural da voz "Ala, ala, arriba!". Hoje usado também por dirigentes políticos para se dirigirem à população.[1][3]

Filme

O Filme Ala-Arriba! de 1942 de José Leitão de Barros explora a expressão e centra-se numa história fictícia, mas documental, sobre a comunidade piscatória poveira. A ideia do filme foi extraída da obra "O Poveiro" de António dos Santos Graça pelo dramaturgo Alfredo Cortez. Este foi o primeiro filme português a obter um prémio internacional.

Referências

  1. «Ala Ala Arriba!: e o grito dos poveiros foi de novo ouvido na noite em que o mar foi protagonista». Portal da CMPV. Consultado em 6 de agosto de 2016
  2. «Ala-Arriba». Consultado em 6 de agosto de 2016
  3. «Pedro Passos Coelho garante que coligação está a "olhar e a pensar no futuro"». Consultado em 6 de agosto de 2016
  4. «Identidade». Povoá de Varzim. União de Freguesias. Arquivado do original em 27 de agosto de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.