Alexander Burgener

Alexander Burgener (10 de janeiro de 1845 perto de Saas-Fee - 8 de julho de 1910 no Jungfrau nos Alpes Berneses) foi um guia de alta montanha suíço, reconhecido por ter feito cerca de quarenta primeiras ascensões nos Alpes.[1]

Alexander Burgener
Alexander Burgener
Nascimento 10 de janeiro de 1845
Saas-Fee
Morte 8 de julho de 1910 (65 anos)
Oberland Bernês
Cidadania Suíça
Ocupação montanhista, guia de alta montanha

História

Filho de agricultores de montanha, desde muito jovem percorre a montanha à caça de camurças e em 1868 encontra Clinton Thomas Dent e em conjunto decidem efetuar expedições alpinas, mas a técnica era rudimentar e precisam fazer várias tentativas (fala-se de dezoito) para vencerem Les Drus. Em 1882 com C.T. Dent seguem o primeiro curso de valaisano de guia de alta montanha. A partir daí acompanha dois alpinistas célebres que se tornaram amigos: Clinton Thomas Dent, Albert Frederick Mummery.

Em 1881 a ascensão da Aiguille du Grépon concretizaou a passagem do montanhismo ao alpinismo devido à dificuldade desta agulha e foi o guia de muitas ascensões com Albert F. Mummery.

Morreu numa avalanche nos Alpes berneses.

Alpinismo

Algumas das 46 primeiras ascensões realizada por Alexander Burgener;

Bibliografia

  • My climbs in the Alps and Caucasus / by A.F. Mummery; London : Thomas Nelson & Sons , 1908

Referências

  1. «Alexander Burgener». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 26 de novembro de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.