Congresso de Todo o Povo

O Congresso de Todo o Povo (APC, na sigla em inglês) é um dos dois principais partidos políticos de Serra Leoa. É o principal partido da oposição em Serra Leoa desde 4 de abril de 2018, quando Julius Maada Bio, do Partido Popular de Serra Leoa (SLPP), venceu as eleições presidenciais de 2018, embora mantenha a maioria no parlamento.

O partido foi fundado em 1960 por um grupo dissidente do Partido do Povo de Serra Leoa, que se opôs veementemente às eleições antes da independência e, em vez disso, apoiou a independência antes das eleições. O partido governou o país de 1968 a 1992 e voltou ao poder novamente em 2007, depois que o candidato presidencial do partido, Ernest Bai Koroma, venceu as eleições presidenciais de 2007. Perdendo as eleições gerais de 2018, o APC deixou o poder presidencial do país naquele ano.[1][2]

Trata-se de um partido muito popular, que recebe apoio da grande maioria em quase todos os distritos do norte de Serra Leoa. O APC também é popular com uma maioria significativa na área oeste do país, incluindo a capital nacional, Freetown.

Referências

  1. Sayoh Kamara, "APC Gets Final Peace in Sierra Leone", Awareness Times, 5 de abril de 2007.
  2. "Sierra Leone’s main opposition party settles internal dispute", African Press Agency, 6 April 2007. «Archived copy». Consultado em 24 de julho de 2007. Cópia arquivada em 13 de dezembro de 2007
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.