Alvite (vila)

Alvite é uma vila portuguesa sede da freguesia de Alvite do Município de Moimenta da Beira, no Distrito de Viseu.[1]

A povoação de Alvite, sede da freguesia, foi elevada à categoria de vila pela Lei n.º 85/97 de 1997-07-24.[2]

História

Povoação anterior à nacionalidade. D. Afonso Henriques entregou o povo de Alvite ao Mosteiro de São João de Tarouca, em 1160, sendo a posse confirmada em 1163 pelo Papa Alexandre III sendo designada por Granja de Alvite. Desde essa época foi constante a ligação àquele Mosteiro, cujos abades lhe passaram carta de foral e lhe deram o padroeiro Santo Amaro. Pertenceu ao concelho de Leomil. Quando este foi extinto, em 24 de Outubro de 1855, passou para o de Moimenta da Beira.[3]

Era curato da apresentação do Convento de São João de Tarouca, que era seu donatário, no antigo concelho de Sever, passando mais tarde a reitoria, pertencendo à Diocese de Lamego.[3]

Localização

De todas as freguesias de Moimenta da Beira, Alvite é a que se localiza a uma maior cota de altitude.[4] Alvite situa-se no planalto da Serra da Nave, onde nasce o rio Varosa, com altitudes compreendidas entre os 910 e os 1016 m. É uma das freguesias mais povoadas e activas do concelho de Moimenta da Beira.

Alvite, vila serrana, viveu durante muito tempo como que perdida no meio da serra, isolada do mundo, comunicando com o exterior através de uma única via de 5 km de extensão que liga Alvite à estrada nacional nº226 (Moimenta da Beira-Lamego). Actualmente, Alvite é o centro de confluência não de uma, mas de várias estradas que permitem a ligação aos concelhos limítrofes (Tarouca e Vila Nova de Paiva).

Clima

A sua localização geográfica determina o clima, frio e agreste no Inverno e com raios quentes de sol no Verão. Todos os anos, na Primavera, o planalto cobre-se de verde, que dá lugar a uma mistura de roxo e branco do florir das urgueiras para finalmente se vestir de amarelo ao florirem as giestas.

No Inverno, as geadas e a neve cobrem de branco o mesmo planalto, que outrora, se mantinha intacto durante semanas tornando a vila ainda mais isolada.

Património

  • Casa Museu
  • Casa Típica do Séc. XVIII
  • Estátua Menir
  • Forno Comunitário

Festas e romarias

  • Festa de Santo Amaro, padroeiro da vila, em 15 de janeiro
  • Festa de Nossa Senhora da Ajuda no final de maio
  • Festa da Senhora das Queimas em 15 de agosto

Referências

  1. Localização no Google Maps
  2. Diário da República n.º 169/1997, Série I-A de 1997-07-24
  3. "PARÓQUIA DE ALVITE [MOIMENTA DA BEIRA]", no portal do Arquivo Distrital de Viseu,
  4. "Alvite", no portal do Município de Moimenta da Beira,

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.