Amaury de Medeiros

Amaury de Medeiros (Recife, 7 de dezembro de 1893 Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1928) foi um médico sanitarista, político e professor de medicina brasileiro. Nasceu no bairro do Parnamirim. Foi aluno do Ginásio Pernambucano e se bacharelou em medicina no Rio de Janeiro.[1]

Amaury de Medeiros
Diretor do DSA / Deputado Federal Pernambuco
Período 1927 a 1928
Dados pessoais
Nascimento 7 de dezembro de 1893
Recife, PE
Morte 3 de dezembro de 1928 (34 anos)
Rio de Janeiro, DF
Profissão Médico sanitarista

Em 1917 chefiou os serviços da Cruz Vermelha Brasileira.[1] De 1922 a 1926, foi convidado pelo seu sogro e na época governador de Pernambuco Sérgio Loreto, para diretor do Departamento de Saúde e Assistência de Pernambuco (DSA).

Direção do DSA

Na direção do DSA,[2] revolucionou a medicina, saúde e higiene no estado.[3] Mudou o sistema de atendimento de saúde na capital e interior, reformou o Hospital Oswaldo Cruz e o Hospital de doenças Nervosas e Mentais (Hospital da Tamarineira),[1] foi pioneiro em solução dos casos de mocambos no Recife. Foi um dos primeiros a tratar de exames pré-nupcial e prevenção das doenças venéreas. Criou a Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose, que anexou aos serviços de saneamento rural e combateu a malária, a febre amarela, a varíola e a peste bubônica. Conseguiu, durante os anos de 1924 e 1925, que nenhum caso de peste bubônica no Recife fosse registrado.

Livros publicados

Publicou os seguintes livros:[1]

  • Um grito de alarma;
  • Cruzada sanitária;
  • Atos de fé;
  • Saúde e assistência.

Política

Foi eleito deputado federal, se transferindo definitivamente para o Rio de Janeiro, no ano de 1927. Na câmara federal, apresentou uma ideia da criação do Ministério de Saúde e Assistência.

Morte

Morreu no dia 3 de dezembro de 1928, perto de completar 35 anos, vítima de um acidente aéreo no Rio de Janeiro, a bordo do avião que iria prestar homenagens a Santos Dumont, jogando flores no convés do navio que trazia o "Pai da aviação" de volta ao Brasil.[1]

Memória

Atualmente no Recife, mais precisamente no bairro da Encruzilhada, tem seu nome utilizado em um Hospital e Ambulatório destinado a cuidados ginecológicos e obstétricos, o CISAM, vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE).

Também no Recife, no bairro do Derby, recebeu homenagem com nome de rua. O mesmo ocorre nas cidades pernambucanas de Garanhuns[4], Caruaru[5] e Gravatá.

Referências

  1. «Amaury de Medeiros». Consultado em 19 de julho de 2022
  2. «O médico e o sociólogo». Consultado em 19 de julho de 2022
  3. «Amaury de Medeiros e o Recife». Consultado em 19 de julho de 2022
  4. Rua Amaury de Medeiros em Garanhuns
  5. Rua Amaury de Medeiros em Caruaru
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.