Amphioctopus marginatus

Amphioctopus marginatus, conhecido popularmente em inglês como veined octopus ("polvo venoso") ou coconut octopus ("polvo do coco") é um cefalópode de tamanho médio. É facilmente encontrado em águas tropicais como as do oceano Pacífico. Sua principais presas são: camarões, caranguejos e outros crustáceos. Tem vários tipos de comportamento atípicos, tal como deslocação bípede e recolha de cocos abertos.

Amphioctopus marginatus
A espécie em seu habitat
A espécie em seu habitat
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Ordem: Octopoda
Família: Octopodidae
Género: Amphioctopus
Espécie: A. marginatus
Nome binomial
Amphioctopus marginatus
(Taki, 1964)
Sinónimos
  • Octopus marginatus Taki, 1964
  • Octopus striolatus Dong, 1976

Habitat

Protegendo-se com uma concha e pedaços de coco.

A espécie pode ser encontrada tanto em baías como em lagos, além dos oceanos de águas quentes. Há relatos de sua espécie encontrada em rios e lagoas próximos ao mar.

Em março de 2005, pesquisadores da University of California, Berkeley publicaram um artigo na revista Science em que relataram que A. marginatus tinha comportamento bípede.[1][2] Esta é uma de duas espécies com esse comportamento, sendo que a outra é Abdopus aculeatus. De acordo com o artigo, este comportamento foi descoberto em Sulawesi, na Indonésia, onde o fundo do mar arenoso está coberto de cascas de coco. O movimento bípede parece imitar um coco flutuante.[3]

Em pesquisa do Museu de Melbourne na Austrália, observou-se que a espécie utiliza pedaços de conchas como ferramenta para se proteger de possíveis ataques, caracterizando a primeira observação de uso de ferramentas por animais em invertebrados. A descoberta foi observada em Bali, também na Indonésia, entre os anos de 1998 e 2008, e foi publicada no jornal Current Biology em dezembro de 2009.[4][5] Os investigadores filmaram A. marginatus a pegar em cascas de coco deitadas ao mar, carregando-as por 20 m, e dispondo as cascas de forma a criar um esconderijo esférico.[4][6] Apesar de polvos muitas vezes usarem objectos como abrigo, o comportamento sofisticado de A. marginatus quando seleccionam materiais, transportam e dispôem-nos, é bastante mais complexo.[4] Os investigadores definem uma ferramenta como "um objecto transportado ou mantido para uso posterior" o que torna, de acordo com esta definição, o comportamento desta espécie como o primeiro uso de ferramentas documentado de um invertebrado.[4][6][2]

Descrição

O corpo principal do polvo mede em torno de 8 cm de tamanho com tentáculos de aproximadamente 15 cm. Possui cores com tons escuros e cintilantes. Os braços geralmente são mais escuros que o corpo, em contraste com outras cores de tons escuros e cintilantes.

Ver também

Referências

  1. Sanders, Robert: Octopuses occasionally stroll around on two arms, UC Berkeley biologists report, University of California, Berkeley, March 24, 2005.
  2. «Os Engolidores da Natureza». Curiosidades Animal. 20 de outubro de 2018. Consultado em 30 de abril de 2018
  3. Christine L. Huffard, Farnis Boneka, Robert J. Full: Underwater Bipedal Locomotion by Octopuses in Disguise, Science, 25 de Março de 2005.
  4. «Aussie scientists find coconut-carrying octopus». The Associated Press. 15 de dezembro de 2009
  5. Harmon, Katherine (14 de dezembro de 2009). «A tool-wielding octopus? This invertebrate builds armor from coconut halves». Scientific American
  6. Henderson, Mark (15 de dezembro de 2009). «Indonesia's veined octopus 'stilt walks' to collect coconut shells». Times Online

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.