Ana Leonor de Stolberg-Wernigerode

Ana Leonor de Estolberga-Wernigerode (em alemão: Anna Eleonore; Ilsenburg, 26 de março de 1651 — Köthen, 27 de janeiro de 1690) foi condessa de Estolberga-Wernigerode por nascimento e princesa consorte de Anhalt-Köthen pelo seu casamento com Emanuel de Anhalt-Köthen. Foi regente do principado de 1670 a 1690.

Ana Leonor
Condessa de Estolberga-Wernigerode
Ana Leonor de Stolberg-Wernigerode
A princesa na década de 1670 pintada por autor desconhecido, em retrato localizado no Museu Nacional de Varsóvia, na Polônia.
Princesa de Anhalt-Köthen
Reinado 23 de março de 16708 de novembro de 1670
Antecessor(a) Sofia de Estolberga-Wernigerode
Sucessor(a) Frederica Henriqueta de Anhalt-Bernburg
Regente de Anhalt-Köthen
Reinado 8 de novembro de 167027 de janeiro de 1690
 
Nascimento 26 de março de 1651
  Ilsenburg, Principado de Anhalt-Köthen, Sacro Império Romano-Germânico (atual Saxônia-Anhalt, Alemanha)
Morte 27 de janeiro de 1690 (38 anos)
  Köthen, Principado de Anhalt-Köthen, Sacro Império Romano-Germânico (atual Saxônia-Anhalt, Alemanha)
Sepultado em Igreja de São Jacó, Köthen
Cônjuge Emanuel de Anhalt-Köthen
Descendência Emanuel Lebrecht de Anhalt-Köthen
Casa Estolberga
Anhalt-Köthen
Pai Henrique Ernesto de Estolberga
Mãe Ana Isabel de Estolberga-Ortemberga

Família

Ana Leonor foi a primeira filha e segunda criança nascida do conde Henrique Ernesto de Estolberga e de Ana Isabel de Estolberga-Ortemberga. Os seus avós paternos eram Cristóvão II de Estolberga-Wernigerode e Edviges de Regenstein-Blankenberg. Os seus avós maternos eram Henrique Volrade de Estolberga-Ortemberga e Margarida de Solms-Laubach.

Ela teve dois irmãos: o conde Ernesto de Estolberga-Ilsenburg, marido de Sofia Doroteia de Schwarzburg-Arnstadt, e Luís Cristiano de Estolberga-Gedern, primeiro foi casado com Sofia Doroteia de Württemberg-Neustadt, e depois com Cristina de Mecklemburgo-Güstrow.

Biografia

Aos dezoito anos, no dia 23 de março de 1670, a condessa casou-se com o príncipe Emanuel, de trinta e oito anos de idade. Emanuel era filho de Augusto, Príncipe de Anhalt-Plötzkau e de Sibila de Solms-Laubach.

Contudo, o casamento durou quase oito meses, pois o príncipe veio a falecer no dia 8 de novembro daquele ano. À época de sua viuvez, Ana Leonor estava grávida de três meses, e por isso foi nomeada regente do principado de Anhalt-Köthen, título o qual manteria se nascesse um menino.

Em 20 de maio de 1671, Ana Leonor deu à luz um menino, chamado Emanuel Lebrecht.

A princesa faleceu em 27 de janeiro de 1680, em Köthen, aos trinta e oito anos, antes de seu filho atingir a maioridade. Foi sepultada na Igreja de São Jacó, ao lado de Emanuel.

Descendência

  • Emanuel Lebrecht de Anhalt-Köthen (20 de maio de 1671 – 30 de maio de 1704), sucessor do pai. Foi casado com Gisela Inês de Rath, com quem teve seis filhos.

Referências

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.