Andrei Rublev

Andrei Rublev, em russo Андре́й Рублёв, (1360 ou 13701427 ou 29 de Janeiro de 1430) é considerado o maior pintor russo de ícones, afrescos e miniaturas para iluminuras. Há pouca informação sobre sua vida. A primeira menção de Rublev é em 1405, quando decorou os ícones e afrescos da Catedral da Anunciação no Kremlin em Moscou.

 Nota: Se procura o filme sobre este pintor, veja Andrey Rublev.
Andrei Rublev
Andrei Rublev
Рубльов зографисва Андрониковия манастир
Nascimento década de 1360
Grão-Principado de Moscou
Morte 29 de janeiro de 1430
Andronikov Monastery
Sepultamento Andronikov Monastery
Cidadania Grão-Principado de Moscou
Ocupação pintor, iconographer, iluminador
Obras destacadas Trinity icon, Christ the Redeemer, Archangel Michael
Religião cristianismo ortodoxo
Causa da morte peste
Página oficial
http://andrey-rublev.ru

Na arte de Rublev duas tradições se combinam: a mais alto ascetismo e a harmonia clássica das maneiras Bizantinas. As personagens em suas pinturas são sempre calmas e pacíficas. Mais tarde, sua arte se tornou o ideal quando se fala em pintura de igrejas e arte icônica.

Rublev foi canonizado em 1988 pela Igreja Ortodoxa Russa.

Representação na mídia

Em 1966, na União Soviética, o diretor Andrei Tarkovsky dirigiu um filme sobre a vida do iconografista Andrei Rublev. A película Andrei Rublev conta com o ator russo Anatoliy Solonitsyn no papel principal, a película em preto-e-branco traz representações da Rússia durante a Idade Média, bem como os conflitos existentes na época. Tem duração de 206 minutos.

O filme participou do Festival de Cannes de 1969 e é tido como uma das melhores películas de arte pelo jornal britânico The Guardian.[1]

Obras selecionadas

Referências

  1. «Andrei Rublev: the best arthouse film of all time». Consultado em 24 de setembro de 2017

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.