Antonio Leão

Antonio Fernando Teixeira Leão, conhecido como Antonio Leão ou simplesmente Leão, (Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1954) é um técnico de voleibol de quadra e de praia brasileiro. Começou sua carreira de técnico de quadra em 1974 nas categorias de base da AABB do Rio de Janeiro. Ganhou diversos títulos estaduais e nacionais por AABB, Fluminense, Botafogo, Tijuca. e Supergasbras.

Carreira

Em 1982 foi auxiliar-técnico de Jorge Barros de Araújo no comando da Seleção Brasileira de Vôlei. Assumiu o cargo novamente em 1988, ao lado do técnico Bebeto de Freitas.[1] Junto com Bernardinho, nas Olimpíadas de Seul, obtiveram a 4ª colocação.

De 1988 a 1991 foi técnico da equipe feminina Supergasbras.

Em 1992 foi campeão juvenil feminino pelo Botafogo.

Em 1993 montou a equipe adulta feminina do Tijuca e ajudou a desenvolver novos talentos nas categorias de base do clube até início de 1995.

Vôlei de praia

Em 1995 decidiu aceitar o desafio de ser técnico de vôlei de praia com a dupla Guilherme/Pará.

Em 1997, com a dupla Guilherme Luiz/Rogério Pará, foi campeão do FIVB sobre a dupla dos Estados Unidos Ceman/Whitmarsh. Em uma arena montada no Central Park, em Nova Iorque, foi a sede da segunda participação do vôlei de praia no Goodwill Games e com Antonio Leão como técnico, o Brasil ocupou o lugar mais alto do pódio. Ouro para Guilherme/Pará sobre a dupla americana Kiraly/Johnson. E no mesmo ano foi campeão do Swatch FIVB World Tour 1998.

No ano de 1998 também começou a treinar a dupla japonesa M. Teru Saiki / Y. Takahashi, e na olimpíada de 2000 em Sydney esta dupla obteve o 4º lugar, que é a melhor colocação do Japão na história do vôlei de praia.

Em 2001 com a dupla Tande/Emanuel foi novamente campeão do Swatch FIVB World Tour e campeão do Circuito Banco do Brasil.

Em 2004 Leão foi campeão do Circuito Banco do Brasil com a dupla Tande/Franco.]

Seleção brasileira

Como técnico da seleção brasileira de vôlei de praia masculina de 2010 a 2011, Leão obteve resultados expressivos nas categorias sub-19, sub-21 Vitor/Marcos e adulta.

Referências

  1. «Histórico de Técnicos». CBV. Consultado em 26 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 26 de outubro de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.