Aktau

Aktau ou Aqtau (em cazaque: Аəтау) é uma cidade do Cazaquistão é um porto marítimo no Mar Cáspio. Localiza-se na província de Mangghystau. Com uma população de aproximadamente 190.000 habitantes.

Aqtau
Aktau Аəтау
Brasão oficial de Aqtau
Brasão
Aqtau está localizado em: Cazaquistão
Aqtau
Localização de Aqtau ( Cazaquistão)
Coordenadas 43° 39' 27" N 51° 27' 51" E
País Cazaquistão
Província Mangghystau
Akim Nurdaulet Kilybay
Área 
  Total 77 km²
População 
  Cidade (2016) 190.000
    Densidade   2.500/km²
  [1]
Fuso horário UTC +5 (UTC+5)
Website: http://aktau.gov.kz/

Aktau foi criado por engenheiros soviéticos após grandes quantias de óleo terem sido descobertas. Pelo fato de Aktau ser originalmente uma cidade militar, suas ruas não possuem nomes e todos os endereços em Aktau consistem de três números: o número do bloco, o número da construção e o número do apartamento/suite/quarto.

Em contraste com o desenvolvimento de urânio e armas nucleares, a cidade também era usada como uma praia turística para a elite soviética.

Em 1964, o nome de Aktau foi mudado para Shevchenko em homenagem ao poeta ucraniano Taras Shevchenko, que foi uma vez enviados para esta região remota devido as suas atividades políticas liberais. A cidade voltou a se chamar Aktau em 1992 após o Cazaquistão ter se tornado independente da União Soviética.

A cidade de Aktau já foi o lugar de uma estação de energia nuclear. O FBR BN-350 foi iniciado em 1973, e fechado em 1999. Além de produzir energia elétrica para a cidade, o BN-350 era também utilizado para a produção de plutônio e para a dessalinização de água do Cáspio para fornecer água potável para a cidade.

Referências

  1. Statistics Committee:.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.