Armand Charlet

Jules Armand Charlet (Argentière, 9 de fevereiro de 1900 - Argentière, 28 de novembro de 1975) foi um alpinista e guia de alta montanha de nacionalidade francesa, considerado como um dos maiores guias do período entre-guerras.[1]

Armand Charlet
Nascimento Jules Armand Charlet
9 de fevereiro de 1900
Chamonix-Mont-Blanc
Morte 28 de novembro de 1975 (75 anos)
Chamonix-Mont-Blanc
Cidadania França
Ocupação guia de alta montanha
Prêmios
  • Oficial da Legião de Honra
As Aiguilles du Diable: Charlet fez a primeira subida a estas rochas pinaculares, e a primeira travessia, incluindo L'Isolée, o cume isolado à esquerda do centro.

Biografia

Tão à vontade na rocha como no gelo, Armand Charlet realizou algumas primeiras ascensões. Na revista La Montagne et Alpinisme, Alain de Châtellus considera-o como o chefe indiscutível e faro da sua geração [nota 1] pelo número de guias que o tomaram como referência.

Reconhecido por ter cerca de três mil ascensões no seu ativo, mas exigente consigo mesmo e perfeccionista, Armand Charlet subiu a Aiguille Verte mais de 100 vezes usando 14 itinerários, e abrindo 7 novas vias de montanha. Outro grande feito foi nessa altura ter feito a travessia das Aiguilles du Diable.

Armand Charlet é o personagem central do filme À l'assaut des aiguilles du Diable que Marcel Ichac realizou em 1942, e que é um grande clássico do cinema de montanha.

Obras

Armand Charlet, Vocation Alpine, Ed. Victor Attinger, 1949 - reed. Éditions Hoëbeke, 2012.

Notas

  1. em francês: Chef incontesté et phare de sa génération

    Referências

    1. «Armand Charlet». VIAF (em inglês). Consultado em 26 de novembro de 2019
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.