Associação de Futebol da Groenlândia

A Associação de Futebol da Groenlândia (em groelandês: Kalaallit Nunaanni Isikkamik Arsaattartut Kattuffiat e em dinamarquês: Grønlands Boldspil-Union - GBU) é a organização que administra o futebol nesta ilha, um país constituinte do Reino da Dinamarca. Fundada em 1971 e sediada na capital Nuuk, organiza atualmente os torneios locais e a Seleção Groenlandesa de Futebol.

Associação de Futebol da Groenlândia
Grønlands Boldspil-Union
Fundação1971
SedeNuuk
Filiação àFIFA em por anunciar
Filiação àUEFA em por anunciar
PresidenteLars Lundblad
WebsiteGBU.gl

SeleçãoMasculina principal
SeleçãoFeminina principal

Filiação à FIFA

A Groenlândia não é filiada à FIFA, e portanto, não pode disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo. Além da FIFA, ela também não é filiada nem à CONCACAF nem à UEFA. Isso ocorre porque a Groenlândia não pode sustentar um gramado devido ao pergelissolo que envolve a região. Um campo de grama artificial foi colocado no Estádio de Nuuk em 2016, o que agora possibilitaria sua aceitação pela FIFA, mas o estádio ainda carece de outras características exigidas, como arquibancadas e vestiários.

Após a entrada, em 2014, da seleção de Gibraltar na UEFA[1], e posteriormente na FIFA, a Groenlândia pode ser a próxima a tentar a filiação. Atualmente, a organização faz parte da Confederação de Futebol de Associações Independentes (ConIFA), desde maio de 2016.

Ligações externas

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.