Astreinte

Astreinte, do latim astringere, de ad e stringere, apertar, compelir, pressionar. Originária do Direito Francês astreinte e a vernácula estringente.

Astreinte é a multa diária imposta por condenação judicial. A finalidade da medida é constranger o vencido a cumprir a sentença ou decisão interlocutória de antecipação de tutela e evitar a demora em seu cumprimento.

As astreintes no direito brasileiro eram cabíveis apenas na obrigação de fazer e na obrigação de não fazer. Contudo com o advento da Lei n⁰ 10.444 de 2002, que alterou a redação do art. 287 do Código de Processo Civil brasileiro, passaram a ser admitidas também na obrigação de entrega de coisa.

Quanto mais tempo o devedor demorar a saldar o débito, mais pagará. As astreintes não se confundem com as perdas e danos: estas têm valor fixo e exato, proporcional à obrigação não cumprida e a astreinte não tem limite. Só cessa quando cumprida a obrigação.

O Código de Processo Civil Brasileiro acatou a construção jurisprudencial francesa nos artigos 497 e 537.

A intimação pessoal do devedor é condição necessária para a cobrança de multa descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, de acordo com a Súmula 410 do Superior Tribunal de Justiça[1].

Em novembro de 2023 a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu que a sentença é requisito necessário para que o credor possa cobrar as astreintes fixadas por liminar[2].

Ligações externas

  1. Guilherme. «STJ REAFIRMA APLICABILIDADE DA SÚMULA 410 APÓS O NOVO CPC». Brasil Correspondentes. Consultado em 25 de novembro de 2023
  2. «STJ: Sentença é requisito para execução de liminar que fixa astreintes». Migalhas. 23 de novembro de 2023. Consultado em 25 de novembro de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.