Ateneu Artístico Vilafranquense

O Ateneu Artístico Vilafranquense é uma colectividade localizada em Vila Franca de Xira. Tem secções tão variadas como a Banda de Música, Escola de Música, Coros, Teatro, Escola de Ballet, Danças de Salão, Taekwon-do.[1]

Ateneu Artístico Vilafranquense
Informação geral

Recebeu a Medalha de Mérito Cultural em 1999.

Percurso

No início era a "Fanfarra 1° de Maio", cuja fundação data de 1 de Maio de 1891. A primeira apresentação ao público Vilafranquense foi no ano seguinte, com 16 executantes. Em 1894 já eram 27 os executantes. Em 1906 a Colectividade passa a designa-se "Grémio Popular Vilafranquense", usando ao mesmo tempo o nome de "Fanfarra 1° de Maio de 1891 ". De 1908 a 1914 tem a designação de Centro Cultural. Em 1916 a Fanfarra dá lugar a uma Banda de Música passando a Colectividade a usar o nome de "Grémio Artístico Vilafranquense". Por determinação do decreto-lei n.º 29232, art. 11 de 8 de Dezembro de 1939 a sua designação passa a ser Ateneu Artístico Vilafranquense.

Nos anos 50 e 60 muitas foram levadas a cabo várias iniciativas deignas de registo mas só a partir dos anos 70 é que se verificou um maior salto qualitativo. Inicialmente com a criação de várias secções e depois pelo maior apoio recebido das autarquias.

Em 1993 o Ateneu é reconhecido como Instituição de Utilidade Pública nos termos do decreto-lei n.º 460/77 de 7 de Novembro com publicação no Diário da República III Série, n. ° 265. O Governo português distingue em 24 de Abril de 1999 o Ateneu com a medalha de mérito cultural ao abrigo do decreto-lei n.º 123/84 de 13 de Abril. A Colectividade foi distinguida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com a medalha de mérito, Prata e Ouro. Pela Federação Portuguesa de Colectividades de Cultura e Recreio com a medalha de ouro "Instrução e Arte e Mérito Associativo" e ainda pela Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira com a distinção da placa de prata e diploma de "Mérito Cultural".

Actualidade

O Ateneu Artístico Vilafranquense mantém em actividade cerca de 400 elementos sobretudo jovens, nas várias secções.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.