Aurélio Batista Félix

Aurélio Batista Félix (Santos, 24 de Abril de 1958 - Passo Fundo, 5 de março de 2008) foi o idealizador e organizador da Fórmula Truck, a categoria automobilística brasileira de caminhões em sua versão atual.[1]

Carreira

Projeto Formula Truck

O caminhoneiro santista Aurélio Batista Félix e o jornalista português Francisco Santos. Em 6 de setembro de 1987 fizeram a primeira corrida no circuito do Autódromo Internacional de Cascavel, no Paraná. A prova de exibição juntou 35 pilotos e foi batizada de "I Copa Brasil de Caminhões", e serviria como teste para averiguar a segurança do inédito tipo de corrida.

No percurso de criação houve um acidente fatal no Autódromo Internacional de Cascavel, Jeferson Ribeiro da Fonseca, o que abalou o projeto e fez com que Francisco Santos se retirasse três anos depois.

Após alguns anos houve uma nova apresentação de volta da categoria para caminhoneiros e empresários do setor no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Aurélio conseguiu alavancar o projeto com provas experimentais em 1995 e por fim um campeonato de 1996.

1996 a 2008

De 1996 a 2008 esteve sempre a frente da competição praticamente em todas as provas, ele fazia o papel do piloto showman, com manobras arriscadas, giros de 360 graus, dentre outros, além de regulamentar a competição.

Aurelio foi muito forte nos bastidores conseguindo televisionar as provas da Truck, trazendo pilotos competitivos, autódromos para categoria, e crescer a marca Fórmula Truck.

Falecimento

Aurélio se sentiu mal no final da prova de abertura da temporada em Guaporé, no domingo dia 2 de março de 2008, e foi transportado logo em seguida para o Hospital São Vicente em Passo Fundo, onde se submeteu a uma cirurgia de desobstrução de coronárias no mesmo dia. Atendido de imediato pelo médico oficial da Fórmula Truck, dr. Daniel de Moraes e cirurgiões locais, Aurélio já estava se sentindo bem nesta quarta-feira e até caminhando pelos corredores do hospital. Faleceu às 18:10h do dia 5 de Março de 2008,vítima de complicações do infarto sofrido.

Sua esposa, Neusa, assumiu a presidência da categoria,e seus filhos Gabrielle, Danielle e Juninho assumiram os shows com seus caminhões.

Referências

  1. «Biografia de Aurelio». Consultado em 23 de agosto de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.