Volkswagen Autoeuropa

A Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, uma das unidades de produção que a Volkswagen tem em 14 países, é o maior investimento estrangeiro em Portugal,[1] sendo uma fábrica de automóveis multiproduto e multimarca — são aqui produzidos os modelos T-Roc, Sharan e SEAT Alhambra.

Volkswagen Autoeuropa
Volkswagen Autoeuropa
Atividade Automóvel
Fundação 1991
Sede Wolfsburg, Alemanha
Locais Palmela, Portugal
Proprietário(s) Grupo Volkswagen
Pessoas-chave Miguel Sanches - diretor-geral, Dieter Neuhaeusser - diretor de recursos humanos e organização, António Costa - diretor de finanças e tecnologias de informação
Empregados 5.282 (2020)
Produtos Automóveis
Website oficial www.volkswagenautoeuropa.pt

Esta fábrica de Palmela concluiu o ano de 2018 com 5800 colaboradores e 223 200 unidades produzidas. Em 2019 representou 1,6% do PIB e 75% de toda a produção automóvel em Portugal, chegando às 254 600 unidades.[carece de fontes?]

História

Em 1991, a Volkswagen e a Ford constituíram uma joint-venture e as responsabilidades do programa foram divididas: a Volkswagen liderou o desenvolvimento do veículo e a Ford o planeamento das instalações fabris e o aprovisionamento. O valor global do investimento inicial realizado no projecto foi de 1970 Milhões de euros, montante que incluiu o desenvolvimento dos 3 modelos iniciais: “MPV” (monovolumes) de três marcas diferentes: o Volkswagen Sharan, o SEAT Alhambra e o Ford Galaxy.

Ao longo de quatro anos construiu-se uma das melhores e mais modernas unidades de produção de automóveis da Europa, com uma área total que ronda os dois milhões de metros quadrados, incluindo o parque industrial onde se fixaram alguns dos fornecedores mais importantes. A construção e o equipamento das diversas secções da fábrica fez-se com total respeito pelos padrões europeus em matéria de segurança e proteção do ambiente. A fábrica divide-se em quatro áreas principais de produção de alta tecnologia: prensagem, construção de carroçarias, pintura e linha de montagem.

Em 1999, o Grupo Volkswagen assume 100% do capital social da Volkswagen Autoeuropa. Em 2003, a empresa atinge a produção de 1 milhão de unidades e foi feito um investimento de 600 milhões de euros. Em Fevereiro de 2006 a Volkswagen Autoeuropa finaliza a produção do Ford Galaxy e inicia a produção para o mercado do Volkswagen Eos, o primeiro carro de luxo da marca Volkswagen a ser produzido em Portugal. Devido às características do novo modelo, um cabriolet com uma singular capota rígida, a Volkswagen Autoeuropa passa a funcionar com 2 linhas de produção, uma dedicada à produção dos monovolumes, Volkswagen Sharan e Seat Alhambra e outra dedicada ao cabrio Volkswagen Eos.

Em 2007 a casa-mãe anuncia mais um investimento de 541 milhões de euros que deu origem a uma série de profundas reestruturações e melhorias tecnológicas que permitiram à Volkswagen Autoeuropa ganhar mais flexibilidade estrutural para receber no futuro, numa linha única, diferentes tipos de produtos. Nesse mesmo ano atinge-se o marco histórico de 1.500.000 unidades

Desde a sua inauguração fábrica tem sido alvo de vários acordos de investimento entre a Volkswagen e o Governo Português, nomeadamente no final de 2003 e, mais recentemente, em Novembro de 2007, antecipando a vinda de novos modelos para a fábrica. Estes investimentos tiveram como objectivo a instalação de novas infra-estruturas de produção, a modernização de equipamento e formação de colaboradores de modo a tornar as linhas e métodos de produção cada vez mais eficientes e aumentar as competências.


Referências

  1. «Volkswagen Autoeuropa Lda.». Volkswagen Newsroom (em inglês). Consultado em 10 de dezembro de 2021

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.