Awasa

Awassa (em amárico: አዋሳ) ou ainda, Hawassa, é uma cidade na Etiópia, nas margens do Lago Awasa, no Grande Vale do Rift. Está localizado a 273 quilômetros ao sul de Addis Abeba, capital nacional, a 130 quilômetros a leste de Sodo e a 75 quilômetros ao norte de Dilla. A cidade serve como a capital da Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul e é uma zona especial desta região. Encontra-se na Estrada Transafricana, que liga Cairo à Cidade do Cabo, estando em uma latitude e longitude de 7° 3'N 38° 28'E e Coordenadas: 7° 3'N 38° 28'E, além de uma elevação de 1.708 metros acima do nível do mar.[1]

Vista do Lago Awassa, onde a cidade fica às margens.

Awasa era a capital da antiga província de Sidamo, de cerca de 1978 até a abolição da província, com a adoção da Constituição de 1995. Esta cidade é o lar da Universidade de Awassa (que inclui um Colégio Agrícola, um Campus Principal e um Colégio de Ciências da Saúde), o Colégio Adventista Awasa e um importante mercado. A cidade é servida pelo Aeroporto de Awasa, inaugurado em 1988. O serviço postal é fornecido por uma filial principal, com serviços de eletricidade e telefone também estando disponíveis. As atrações locais importantes incluem a Igreja de São Gabriel e o Estádio Awassa Kenema. A pesca é um importante componente da economia local.[2]

Referências

  1. "Ethiopia: Police Firing on Unarmed Protesters", Human Rights Watch website, published 10 June 2006 (acessado em 7 de julho de 2009)
  2. "Detailed statistics on infrastructure" Arquivado em 2011-07-20 no Wayback Machine, Southern Nations, Nationalities and People's Region, Bureau of Finance and Economic Development website (acessado em 27 de setembro de 2009)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.