Baía de Hawke

A Baía de Hawke (em inglês: Hawke Bay) é uma grande baía na costa oriental da Ilha Norte da Nova Zelândia. Estende-se desde a Península Mahia a nordeste até ao Cabo Kidnappers a sudoeste, numa distância de cerca de 100 km.

Imagem de satélite da Baía Hawke
Localização da Baía Hawke

O Capitão James Cook, a bordo do HM Bark Endeavour, navegou pela baía em 12 de outubro de 1769. Depois de a explorar, deu-lhe o nome em homenagem a Sir Edward Hawke, Primeiro Lorde do Almirantado, em 15 de outubro de 1769, descrevendo-a como tendo 13 léguas (cerca de 64 km) de extensão.

Esta área da costa da Nova Zelândia está sujeita a levantamento tectónico, com a terra a ser elevada em relação ao mar. Por este motivo, a terra costeira tem depósitos marinhos significativos, com fósseis marinhos e de dinossauros a serem encontrados no interior. O sismo de Napier em 3 de fevereiro de 1931 resultou em várias partes do leito marinho perto de Napier terem sido elevadas acima do nível do mar.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.