Bagoas

Bagoas (em antigo iraniano: Bagāvahyā, em grego clássico: Βαγώας Bagōas) foi um eunuco persa que viveu no Século IV AC. Bagoas, o Jovem (termo usado para o diferençar de um outro Bagoas, vizir do Império Aqueménida), foi um cortesão de Dario III e mais tarde de Alexandre o Grande.[1]

Bagoas intercede a favor de Nabarzanes ( obra de 1470 -1475 que representa Bagoas, com trajes femininos, falando perante Alexandre o Grande.)
Bagoas
Nascimento século IV a.C.
Morte 336 a.C.
Ocupação político
Causa da morte envenenamento

Embora informações sobre sua biografia sejam extremamente escassas, Bagoas ganhou destaque no imaginário contemporâneo em 1972, com o lançamento do livro The Persian Boy, da escritora Mary Renault. Em seu roteiro, Renault descreve a vida de Bagoas através de uma mistura entre pesquisa e imaginação, definindo-o como um menino escravizado, castrado e feminilizado pelos exércitos do imperador Dario. Também sugere que Alexandre, o Grande manteve com ele um relacionamento homossexual e que era um dos seus amantes preferidos.[2]

Ver também

Referências

  1. McIlvain, Lynnie (20 de novembro de 2020). «Bagoas the Younger: Who Was Alexander the Great's Little-Known Lover?». TheCollector (em inglês)
  2. «Alexandre». Público. Consultado em 24 de maio de 2018
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.