Bandeira da Prússia

Este artigo é sobre a bandeira do antigo Estado alemão da Prússia.

Bandeira do Reino da Prússia (1701)
Bandeira do Reino da Prússia (1750)
Bandeira do Reino da Prússia (1803)
Bandeira do Estado da Prússia (1892-1918)

História

O Estado da Prússia teve sua origem nas terras separadas da Marca de Brandemburgo e do Ducado da Prússia. A Marca de Brandemburgo desenvolveu-se a partir do medieval Marco do Norte do Sacro Império Romano-Germânico, passando para a Casa de Hohenzollern em 1415. O Ducado da Prússia foi criado em 1525 quando as terras orientais dos Cavaleiros Teutônicos foram secularizadas por Alberto de Brandemburgo-Ansbach, um membro de um ramo dos Hohenzollerns.

O Príncipe-eleitor Jorge Guilherme herdou o Ducado da Prússia em 1618, unindo Brandemburgo e Prússia sob um só governo; o Estado do eleitor ficou conhecido como Brandemburgo-Prússia. O Reino da Prússia foi criado quando o Eleitor Frederico III recebeu o título de Frederico I, Rei na Prússia, em 18 de janeiro de 1701.

A Prússia deixou de ser um reino depois da queda do Império Alemão como resultado da Primeira Guerra Mundial, tornando-se então o Estado Livre da Prússia. O Estado da Prússia foi abolido em 1947 após a término da Segunda Guerra Mundial.

Bandeiras

A bandeira nacional da Prússia utilizada nos navios mercantes era originalmente uma simples bandeira de listras preto-branco-preto criada em 22 de maio de 1818, mas ela foi substituída em 12 de março de 1823 por uma nova bandeira. A antiga (3:5) foi transformada em preto, branco, e preto (1:4:1), mostrando na faixa branca a águia segurando um globo azul contornado em ouro e um cetro terminando em outra águia. Em seu peito estavam interligadas a sigla 'FR' para 'Fridericus Rex'. O eixo da águia está em 2/5 do comprimento total da bandeira.

A bandeira de guerra da Prússia de 1816

A bandeira de guerra da Prússia (3:5), adotada em 28 de novembro de 1816, tinha originalmente o formato de rabo de andorinha e media um quinto do comprimento total; o formato de rabo de andorinha foi mais tarde abandonado. Nos dois quintos ela mostrava a águia prussiana (dois terços da altura da bandeira). No canto superior esquerdo foi colocada a Cruz de Ferro (um terço da altura da bandeira).[1]

A Cruz de Ferro foi criada em 1813 durante a guerra contra Napoleão I como uma condecoração para corajosos soldados comuns. Foi renovada na Guerra franco-prussiana de 1870 e na Primeira Guerra Mundial. Ela também apareceu no canto da bandeira de guerra do Império Alemão.

O estandarte real

O estandarte real da Prússia mostrava a Cruz de Ferro ao fundo, sobre ela ao centro, o escudo e a coroa das armas do pequeno Estado rodeadas pelo colar da Ordem da Águia Negra. Sobre as lâminas da cruz está o lema Gott mit uns (Deus conosco). Entre as armas estão as águias prussianas ao longo das bordas da bandeira e uma coroa real acompanhando-as, todas sobre um fundo roxo.

Depois da Revolução Alemã de 1918, o Estado prussiano foi aos poucos adaptando a sua heráldica às formas republicanas. Apenas em 11 de julho de 1921 foi que um novo brasão foi decretado pelo primeiro-ministro prussiano. A águia 'gótica' cedeu lugar a uma de aparência mais natural e desprovida de qualquer acessório.

Em 12 de dezembro de 1921 o Ministério de Estado decretou que a bandeira da Prússia seria apenas branca e preta.

Em 24 de fevereiro e 23 de abril de 1922 o ministério emitiu uma bandeira de serviço semelhante à bandeira nacional século XIX - bordas superior e inferior pretas, sendo 1/6 da altura total da bandeira, com a nova águia.[2]

O uniforme primário da Seleção Alemã de Futebol tem sido sempre camisetas brancas e calções pretos, as cores da bandeira da Prússia.

Ver também

Referências

  1. Source: H.G. Ströhl, Deutsche Wappenrolle, Stuttgart 1987
  2. Siebmacher, Grosses Wappenbuch, Band I, 1 Abteilung, 5. Teil, Nuremberg, 1929

Ligações externas

  • «Bandeiras Históricas (Prússia, Alemanha) na FOTW» 🔗 (em inglês)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.