Bandeiras com o Cruzeiro do Sul
Bandeiras com o Cruzeiro do Sul são bandeiras que possuem em seu desenho a representação da constelação Crux, ou cruzeiro do sul, uma constelação visível no hemisfério sul. A mesma constelação é também retratada em brasões de armas de diversos países e entidades sub-nacionais.
Esta constelação é a mais representada em bandeiras ao redor do mundo. Por ser visível no hemisfério sul, seu uso está sempre associado a países austrais ou suas subdivisões. Austrália, Brasil, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e a Samoa são países que utilizam o Cruzeiro do Sul em suas bandeiras.[1] O Mercosul também o usa em sua bandeira. Outras entidades político-administrativas que o utilizam na bandeira são os estados australianos de Victoria, Território da Capital Australiana e Território do Norte e o estado brasileiro do Paraná.
Bandeiras internacionais
Países da América
Brasil
Na bandeira brasileira as estrelas foram posicionadas como se estivessem sendo vistas por um observador desde o espaço cósmico e de fora da esfera celeste, por tal razão, o céu da bandeira brasileira aparece invertido em relação à nossa visão aqui da Terra, o que já não acontece em outros casos, como nas bandeiras da Austrália e Papua Nova Guiné, por exemplo, em que as estrelas do Cruzeiro do Sul aparecem em sua posição real como se estivessem sendo vistas de dentro da esfera celeste.[2][3] Além disso, as estrelas possuem dimensões que estão relacionados à sua magnitude.[3]



.svg.png.webp)
Bandeira de Cruzeiro do Sul, Acre. 
Bandeira de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. 
Bandeira de Jaguaripe, Bahia. 
Bandeira de Jacobina, Bahia. .jpg.webp)
Bandeira de Cruzeiro do Sul, Paraná. 
Bandeira de Conquista, Minas Gerais. 
Bandeira de Goioerê, Paraná. 
Bandeira de Palmeira, Paraná. 
Bandeira de Pindamonhangaba, São Paulo.
Argentina
Chile

Bandeira da Região de Magalhães e Antártica Chilena
Países da Oceania
Austrália
Esta constelação pode ser vista de todos os estados e territórios da Austrália. O conjunto de cinco estrelas na metade direita da face desta bandeira mostra o Cruzeiro do Sul, enquanto a estrela no canto esquerdo inferior não tem relação com a Astronomia. Ela é a Estrela da Federação ("Star of Federation") e suas sete pontas representam os 7 estados e territórios da Federação.[4] Em todas as bandeira subnacionais, de dependências ou bandeiras estatais australianas em que aparece o cruzeiro do sul, seu desenho é semelhante ao encontrado na Bandeira Nacional, ou seja, as estrelas possuem sete pontas. Somente a central (Epsilon Crucis) possui cinco pontas.


Ensígnia Vermelha da Austrália .svg.png.webp)


Bandeira do Território da Capital Australiana 
_Islands.svg.png.webp)


Bandeira da Real Força aérea Australiana 
Bandeira da Real Marinha Australiana 
Bandeira do Governador do estado de Victoria 

Nova Zelândia
Em todas as bandeira subnacionais, de dependências ou bandeiras estatais neozelandesas em que aparece o cruzeiro do sul, seu desenho é semelhante ao encontrado na Bandeira Nacional, ou seja, as estrelas possuem cinco pontas e a estrela Epsilon Crucis é omitida.

.svg.png.webp)



Ensígnia Vermelha da Nova Zelândia 
Marinha Real da Nova Zelândia 
Força Aérea da Nova Zelândia .svg.png.webp)
Antiga bandeira do Governador da Nova Zelândia 1869-1874 
Antiga bandeira do ministério do Transporte 1968-1998
.svg.png.webp)








