Barão d'Aldrigger

Jean-Baptiste d'Aldrigger, nascido em Estrasburgo em 1764, é um personagem da Comédia Humana de Honoré de Balzac. Ele representa, com Frédéric de Nucingen, um dos arquétipos da alta finança da Comédia. Não se conhece a origem de sua fortuna. Ele é simplesmente indicado em La Maison Nucingen[1] como o primeiro empregador de Frédéric, com que o futuro lince deu seus primeiros passos com a idade de doze anos. Ele aparece pouco na Comédia. Aparentemente o rico Cerf Beer, banqueiro alsaciano de origem judaica do século XVIII[2], foi um dos modelos reais de Balzac para este personagem. É com ele, Cerf Berr, que Beer Léon Fould, rico banqueiro contemporâneo a Balzac [3], foi iniciado nas mesmas condições que o barão de Nucingen.

Bonapartista convicto, d'Aldrigger já tem uma sólida fortuna em 1800 (adquirida durante a revolução). Ele se casa com uma rica herdeira de Mannheim: Théodora Adolphus, que ele ama tanto por ela mesma quanto por sua imensa fortuna. Não se conhece seus amigos nem seus inimigos. Feito barão pelo imperador em reconhecimento a sua fidelidade, o alsaciano muito honesto se arruína entre 1814 e 1815 por ter posto suas esperanças em Napoleão[4]. Apesar de sua ruína, e contrariamente aos métodos de Nucingen, d'Aldrigger continua a pagar seus credores quando pode proceder a uma liquidação. Nucingen o considera honesto, mas besta[5].

Depois desta ruína, o barão d’Aldrigger conserva ainda uma renda de quarenta mil francos (ele conseguiu salvar 500 mil francos que confia à administração de Nucingen).

Suas filhas teriam, portanto, dotes consideráveis, não fossem as despesas excessivas da baronesa que, à morte do barão em 1823, gasta a herança. Uma delas, Isaure, se casa com o dandy Godefroid de Beaudenord.

Referências

  1. Honoré de Balzac. A comédia humana. Org. Paulo Rónai. Porto Alegre: Editora Globo, 1954. Volume VIII
  2. M. Ginsburger, CERF BERR ET SON ÉPOQUE. Publicado na Sociedade de História dos Judeus da Alsácia-Lorena, em francês
  3. Banque Fould et banque Heine, em francês no site do Centre des Archives du Monde du Travail. Fould teria servido de modelo à criação de Nucingen.
  4. Ver o verbete "ALDRIGGER (Jean-Baptiste, Baron d')" em Repertory of the Comédie Humaine, em inglês no Projeto Gutenberg.
  5. Jogo de palavras com rima em francês, "honnête, mais bête".
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.