Barra inversa

A barra inversa (representação: \), também chamada de barra invertida ou contrabarra, é um glifo ou um caractere, comumente usada na computação desde 1960 por Bob Bemer.[1] É representada como a figura espelhada horizontalmente da barra.

Foi introduzido nos computadores em 1960, acrescentado ao sistema de representação ASCII (Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação), possuía um uso particular na linguagem de programação ALGOL 68 para permitir que os operadores lógicos e fossem representados facilmente através da simbologia /\ e \/ respectivamente.

Em sistemas operacionais do tipo Unix, em diversas linguagens de programação como C e Perl, e em expressões regulares, a barra inversa é usada para indicar que o caractere seguinte deve ser tratado de forma especial[2]. Nesse contexto, é também chamada de caractere de escape. Entretanto, na linguagem BASIC o símbolo é usado como operador de divisão entre inteiros.

Em sistemas Microsoft Windows, a barra inversa é utilizada para separar as pastas de domínio, como por exemplo:C:\Windows\system32

No contexto de texto, quando usado no código fonte de certas linguagens de programação, o símbolo é usado no final das linhas para indicar que a quebra de linha deve ser ignorada[2].

Também usado na matemática, como um símbolo usado para representar o complementar de um conjunto.

Referências

  1. «Robert William Bemer». The History of Computing Project (em inglês). Consultado em 30 de outubro de 2019
  2. «Escape sequences». www.ibm.com (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2023

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.