Batalha de Germantown

A Batalha de Germantown foi um grande confronto na campanha de Filadélfia da Guerra Revolucionária Americana. Foi travada em 4 de Outubro de 1777, em Germantown, Pensilvânia, entre o exército britânico liderado por Sir William Howe e o exército continental americano, com o 2º regimento canadense, liderado por George Washington.

Batalha de Germantown
Guerra da Independência dos Estados Unidos

As forças americanas sitiam a Mansão de Chew durante a Batalha de Germantown
Data 4 de Outubro de 1777
Local Germantown, Filadélfia, Pensilvânia
Desfecho Vitória britânica[1]
Beligerantes
Estados Unidos
  • Auxiliares Canadenses
 Grã-Bretanha
Comandantes
George Washington
Nathanael Greene
John Sullivan
William Alexander
William Smallwood
Moses Hazen
Reino da Grã-Bretanha William Howe
Reino da Grã-Bretanha Lord Cornwallis
Reino da Grã-Bretanha Wilhelm Knyphausen
Forças
11 000[2] 9 000[3]
Baixas
152 mortos[4]
521 feridos[4]
438 capturados
71 mortos
448 feridos
14 desapareciddos[5]

Depois de derrotar o Exército Continental na Batalha de Brandywine em 11 de Setembro e na Batalha de Paoli no dia 20 de Setembro, Howe superou Washington, conquistando Filadélfia, a capital dos Estados Unidos, em 26 de Setembro. Howe deixou uma guarnição de cerca de 3 mil soldados em Filadélfia, enquanto movia a maior parte de sua força para Germantown, então uma comunidade periférica da cidade. Ao ter conhecimento da divisão de tropas, Washington decidiu atacar os britânicos. O seu plano envolveu quatro colunas separadas que convergiram para a posição britânica em Germantown. As duas colunas de flanqueamento eram compostas por 3 mil milícias, enquanto o centro-esquerda, sob o comando de Nathanael Greene, o centro-direita sob o comando de John Sullivan, e a reserva sob o comando de Lord Stirling eram constituídos por tropas regulares. A ambição do plano era surpreender e destruir a força britânica, do mesmo modo que Washington tinha surpreendido e derrotado decisivamente os hessianos em Trenton. Em Germantown, Howe tinha a sua infantaria leve e o 40º Regimento a Pé espalhado como guarda avançada. No acampamento principal, Wilhelm von Knyphausen comandava a esquerda britânica, enquanto Howe liderava pessoalmente a direita britânica.

Um nevoeiro pesado causou grande confusão entre os americanos que se aproximavam. Depois de uma disputa acesa, a coluna de Sullivan suplantou a guarda avançada britânica. Despercebidos no nevoeiro, cerca de 120 homens do 40º Regimento a Pé Britânico barricaram a Mansão Chew. Quando a reserva americana avançou, Washington tomou a decisão errada de lançar vários assaltos aquela posição, que falharam com grandes baixas. Penetrando várias centenas de metros para além da mansão, a coluna de Sullivan ficou desanimada, com falta de munições e ouvindo fogo de canhão atrás delas. Quando eles se estavam a retirar, a divisão de Anthony Wayne colidiu com parte da força de Greene que chegava atrasada, no nevoeiro. Confundindo-se mutuamente com o inimigo, abriram fogo e ambas as unidades recuaram. Enquanto isso, a coluna do centro esquerdo de Greene empurrou a direita britânica. Com a coluna de Sullivan repelida, a esquerda britânica flanqueou a coluna de Greene. As duas colunas da milícia só tinham conseguido desviar a atenção dos britânicos e não tinham feito nenhum progresso antes de se retirarem.

Apesar da derrota, a França, já impressionada com o sucesso americano em Saratoga, decidiu dar maior ajuda aos americanos. Howe não perseguiu vigorosamente os americanos derrotados, ao invés disso, voltou a sua atenção para a limpeza do Rio Delaware dos obstáculos em Red Bank e no Forte Mifflin. Depois de tentar sem sucesso atrair Washington para o combate na área de White Marsh, Howe retirou-se para Filadélfia. Washington, com o seu exército intacto, retirou-se para Valley Forge, onde suportou o inverno e retreinou as suas forças.

Referências

  1. Ward, pag. 371. "...unquestionably a defeat for the Americans..."
  2. Ward, pag. 362. "Washington informed Congress on September 28 that he had 8,000 Continentals and 3,000 militia at Pennypacker's Mill"
  3. Ward, pag. 362.
  4. Ward, pag. 371.
  5. McGuire, pag. 128.

Literatura Citada

  • Ward, Christopher. The War of the Revolution, Volume 1, The Macmillan Company, 1952.
  • McGuire, Thomas J. The Philadelphia Campaign, Vol. II: Germantown and the Roads to Valley Forge, Stackpole Books, Mechanicsburg, PA, 2006. ISBN 978-0-8117-0206-5.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.