Beatriz de Navarra, Duquesa da Borgonha

Beatriz de Navarra ou Beatriz de Champanhe (em francês: Beatrice; 1242 – Castelo de Villaines-en-Duesmois, fevereiro ou após julho de 1295)[1][2] foi uma infanta de Navarra por nascimento. Ela foi duquesa da Borgonha como a segunda esposa de Hugo IV, Duque da Borgonha.

Beatriz
Infanta de Navarra
Senhora de l'Isle-sous-Montréal
Beatriz de Navarra, Duquesa da Borgonha
Selo de Beatriz de 1276.
Duquesa Consorte da Borgonha
Reinado Novembro de 125827 ou 30 de outubro de 1272
Antecessor(a) Iolanda de Dreux
Sucessor(a) Inês da França
 
Nascimento 1242
Morte 1295 (53 anos)
  Castelo de Villaines-en-Duesmois, Ducado da Borgonha, Reino da França
Cônjuge Hugo IV, Duque da Borgonha
Descendência Hugo, Visconde de Avallon
Beatriz, Senhora de Grignon
Isabel, Rainha da Germânia
Margarida, Senhora de Vitteaux
Joana
Casa Blois
Borgonha (por casamento)
Pai Teobaldo I de Navarra
Mãe Margarida de Bourbon
Brasão

Família

Beatriz foi a terceira filha e sexta criança nascida do rei Teobaldo I de Navarra, Conde de Champanhe, e de sua terceira esposa, Margarida de Bourbon.

Os seus avós paternos eram Teobaldo III de Champanhe e Branca de Navarra. Os seus avós maternos eram o condestável da França, Arcambaldo VIII de Bourbon e sua primeira esposa, Alice de Forez.

Ela teve vários irmãos, que eram: Teobaldo II de Navarra, sucessor do pai, marido da princesa Isabel de França; Margarida, esposa do duque Frederico III da Lorena; Pedro, senhor de Muruzábal, e Henrique I de Navarra, sucessor do irmão, casado com Branca da Artésia como seu primeiro marido.

Ela também teve uma meia-irmã mais velha, que foi fruto do segundo casamento do pai com Inês de Beaujeu: Branca, esposa de João I, Duque da Bretanha.

Biografia

Beatriz, que era senhora de l'Isle-sous-Montréal, se casou com o duque Hugo IV da Borgonha, que era 29 anos mais velho do que ela. O contrato de casamento foi assinado em novembro de 1258,[1] quando ela tinha aproximadamente 16 anos, e ele tinha 45. Hugo era filho de Eudo III, Duque da Borgonha e de Alice de Vergy. Hugo já havia sido casado com Iolanda de Dreux, que morreu em 1248, após ter tido sete filhos.

Beatriz e Hugo tiveram cinco filhos juntos, quatro meninas e um menino.

Hugo faleceu em outubro 1272, aos 59 anos de idade. Apesar de ter apenas 30 anos ao ficar viúva, a duquesa não se casou novamente. Ela passou a morar no Castelo de L'Isle-sur-Serein. [1]

Em 2 de setembro de 1273, ela renunciou a qualquer reivindicação à sucessão do irmão.[1]

Beatriz brigou com o enteado, Roberto II, Duque da Borgonha, motivo o qual levou a duquesa viúva a pedir pela proteção do rei Filipe II de França.[1]

Beatriz morreu em 1295, com cerca de 53 anos.

Descendência

  • Hugo (m. após janeiro de 1288), visconde de Avallon. Foi casado com Margarida de Salins, senhora de Montréal, com quem teve uma filha, Beatriz, que foi noiva de Tomás, 2.° Conde de Lencastre;
  • Beatriz (m. 1328/29), senhora de Grignon. Foi esposa de Hugo XIII de Lusinhão, mas não teve filhos;
  • Isabel (1270 – 1323), foi rainha da Germânia como a segunda esposa de Rodolfo I da Germânia, com quem teve apenas uma filha, Joana;
  • Margarida (m. 1300), senhora de Vitteaux. Foi a primeira esposa de João I de Chalon-Arlay, com quem teve três filhos;
  • Joana (m. antes de 1285), freira em Provins.

Ascendência


Referências

  1. «NAVARRE, KINGS». Foundation for Medieval Genealogy
  2. «Beatrice (Navarra) Bourgogne (1242 - 1295)». Wiki Tree
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.