Benito Castañeda

Benito Castañeda (Cadiz, Espanha, 1885 - Porto Alegre, Brasil, 1955) foi um pintor, desenhista, restaurador e professor ativo em Porto Alegre na primeira metade do século XX.[1]

Benito Castañeda
Nascimento 1885
Morte 1955
Cidadania Brasil
Ocupação pintor

Estudou na Escola Industrial de Artes e Ofícios de Cadiz. Nos anos 30 viveu brevemente na Argentina e logo mudou-se para o Brasil, em 1932, fixando-se em Porto Alegre. Lecionou Pintura no Instituto de Belas Artes e exerceu a função de restaurador no Museu Júlio de Castilhos. Fez duas exposições individuais na capital do estado e participou de alguns salões, recebendo prêmios.

Em sua obra mostrou especial predileção pela figura humana, principalmente os tipos populares, que retratou através de uma técnica vigorosa e gestual que em alguns momentos prenuncia a abstração. Tem obras no MARGS, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes e no Museu Júlio de Castilhos.

Foi amigo do escritor Érico Veríssimo e do desembargador e artista plástico João Pereira de Sampaio.[2]

Ver também

Referências

  1. Rosa, Renato; Presser, Décio (1977). Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDUFRGS
  2. Silva, Thais (2015). A trajetória de Benito Mazon Castañeda no Instituto de Belas Artes: uma reflexão sobre o ensino das artes (Trabalho de conclusão de curso em Bacharelado em História da Arte). Porto Alegre: Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. p. 25. Consultado em 14 setembro 2018
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.