Bernardo Riedel

Bernardo Riedel é um farmacêutico e astrônomo brasileiro. Foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e astrônomo do Observatório Astronômico Frei Rosário. Ele é reconhecido pela comunidade científica como um dos principais especialistas brasileiros na fabricação de telescópios.[1]

Carreira

Seu envolvimento com a astronomia começou cedo, quando construiu seu primeiro telescópio aos 13 anos em 1953 e se associou ao Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG). Em 1970, ingressou como professor na UFMG e desempenhou o papel de óptico no Observatório Astronômico Frei Rosário de 1977 a 1998.

Em 1978, fundou a empresa B. Riedel Ciência e Técnica em Belo Horizonte, dedicada à produção de instrumentos astronômicos de alta qualidade, como telescópios, cúpulas, lentes, espelhos, filtros e acessórios relacionados à observação astronômica.

Durante a década de 1960, ele também explorou a área biomédica e obteve formação em diagnóstico de doenças tropicais na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFMG, pois, a formação em astrofísica na época, não era uma opção.

Em 1970, foi aprovado como professor na UFMG na área de parasitologia clínica e convidado para presidir o Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG).

Aos 38 anos, em 1978, Bernardo Riedel decidiu seguir sua verdadeira paixão, que era a astronomia. Ele abandonou sua carreira na área biomédica para se dedicar ao estudo e à construção de telescópios. Transformou sua modesta oficina em uma pequena fábrica para produção em série de telescópios, com o objetivo de promover a ciência e a tecnologia por meio desses instrumentos, além de montar mais de 15 observatórios em todo o Brasil, incluindo a construção das cúpulas.

Ao longo de sua carreira, construiu mais de 2,5 mil telescópios, alguns dos quais foram exportados para fora do país, e montou mais de 15 observatórios no Brasil, incluindo o Observatório Nazaré, em Conselheiro Lafaiete, e o Observatório Astronômico da Universidade de Itaúna, ambos em Minas Gerais.

Aposentado pela UFMG e ex-astrônomo do Observatório Astronômico Frei Rosário, o Professor Bernardo Riedel é amplamente reconhecido como um dos principais especialistas brasileiros na fabricação de telescópios.

Atualmente, é carinhosamente apelidado pela comunidade astronômica amadora como o "Professor Pardal brasileiro". Mesmo após sua aposentadoria e com os anos já vividos, o Professor Bernardo Riedel continua a contribuir para o avanço da ciência em sua empresa, construindo telescópios e montando observatórios em todo o país.

Ver também

Referências

  1. «Conheça Bernardo Riedel, professor mineiro que construiu cerca de 2,5 mil telescópios e mais de 15 observatórios». Agência Espacial Brasileira. 27 de agosto de 2020. Consultado em 31 de outubro de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.