Biópsia endometrial

A biópsia endometrial é um procedimento médico que envolve a colecta de uma amostra de tecido do revestimento do útero. O tecido é posteriormente submetido a uma avaliação histológica que auxilia o médico na formação de um diagnóstico.

Imagem histológica de biópsia endometrial

Contra-indicações

O procedimento não é indicado durante a gravidez.[1] Portanto, as mulheres em idade reprodutiva podem precisar de um teste de gravidez antes de fazer uma biópsia para garantir que o teste não seja feito durante a gravidez. Outras contra-indicações são doença inflamatória pélvica e coagulopatias.

Riscos

Embora o procedimento seja geralmente considerado seguro, cãibras ou dores pélvicas são um efeito colateral comum, embora de curta duração. Após o procedimento, o paciente pode apresentar algum sangramento. Uma perfuração uterina ou infecção são complicações raras.[2]

Referências

  1. Christiane Kuntz (janeiro de 2007). «Endometrial biopsy». Can Fam Physician. 53: 43–44. PMC 1952554Acessível livremente. PMID 17872607
  2. «Endometrial biopsy». The New York Times. Consultado em 11 de março de 2010
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.