Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Meneses

A Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Meneses é uma biblioteca pública comunitária situada na Rua Engenheiro Augusto Bernachi na Vila da Penha, tradicional bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Atende principalmente crianças de escolas próximas à biblioteca e estudantes em preparação para concursos públicos. Hoje ocupa um edifício de três andares com desenho arquitetônico doado por Oscar Niemeyer[1].

Informações

Seu acervo atual é de 47.000 obras.[2] Até mesmo obras raras são encontradas no acervo — a 1ª gramática de língua portuguesa de 1539, um discurso de Getúlio Vargas, um livro feito de pele de carneiro e outros. A biblioteca também possui computadores com acesso à internet. Os funcionários da biblioteca são voluntários.[carece de fontes?]

Na época da fundação da biblioteca, o município do Rio tinha cerca de 23 bibliotecas municipais e quatro estaduais, todas com certa burocracia para empréstimos. A Tobias Barreto, por outro lado, não exerce grande controle sobre os empréstimos.[carece de fontes?]

História

A biblioteca foi idealizada e fundada por Evando Santos em 17 de julho de 1988, pedreiro sergipano que foi analfabeto até os 18 anos. Radicou-se no Rio de Janeiro em 1998, quando, ao encontrar uma caixa com cerca de 50 livros (incluindo Os Sertões, de Euclides da Cunha) destinados a doação, decidiu levá-la consigo.[3] A partir daí começou a montar em casa um acervo de doações.

No início, tudo funcionava de forma amadora na própria casa de Evandro, até que ele resolveu destinar um terreno à construção do prédio próprio, no que foi auxiliado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelo BNDES.

O nome da biblioteca é uma homenagem ao escritor favorito de Evando, seu conterrâneo Tobias Barreto, patrono da biblioteca.

Ver também

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.