Blanus cinereus

Blanus cinereus, comummente conhecida como cobra-cega[1] ou cobra-de-vidro[2] (não confundir com a espécie Anguis fragilis, que consigo partilha este nome), é um réptil pertencente à ordem Amphisbaenidae.

Cobra-cega

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Amphisbaenidae
Género: Blanus
Espécie: B. cinereus
Nome binomial
Blanus cinereus
(Vandelli, 1797)
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição

É endémica da Península Ibérica, onde só não está presente numa faixa contínua a norte, que engloba o extremo Noroeste de Portugal, a Cordilheira Cantábrica e os Pirenéus[3].

É uma espécie termófila, que ocorre em diferentes ecossistemas mediterrânicos[3].

Os seus hábitos sumidiços podem fazer com que passe despercebida em locais onde na realidade exista.

A sua abundância é difícil de determinar. No entanto, parece demonstrar alguma preferência por solos arenosos que permitam escavar galerias com alguma facilidade, com pedras superficiais, e localizados em zonas moderadamente abertas e com alguma exposição solar”[3].

Encontra-se normalmente enterrada em solos arenosos húmidos, em vários tipos de habitat mediterrânicos. Ocorre em áreas agrícolas de baixa intensidade.

As maiores ameaças a esta espécie , incluem perda de habitat devido aos povoamentos de eucaliptos, a agricultura industrializada (que recorre a maquinaria pesada e a pesticidas em quantidades elevadas), com o consequente empobrecimento de locais de abrigo e alimentação[3].

Os seus principais predadores são o javali, o sardão, a cobra-de-capuz, a cobra-rateira, a cobra-de-ferradura, a víbora-cornuda e até algumas aves.

Ver também

Referências

Fonte

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.