Boco II da Mauritânia

Boco II (em latim: Bocchus II) foi um monarca do Reino da Mauritânia no século I a.C.. Ele era filho e sucessor de Boco I.

Boco II da Mauritânia
Boco II da Mauritânia
Nascimento século I a.C.
Morte 33 a.C.
Cidadania Mauritânia romana
Progenitores
Irmão(ã)(s) Bogudes
Ocupação soberano

Vida

Quando Boco I, seu pai, morreu em 49 a.C., o Reino da Mauritânia foi dividido entre seus filhos. Boco II passou a governar a região oriental, a leste do rio Muluya, e seu irmão Bogudes assumiu a região ocidental. Os dois foram considerados inimigos da República Romana pela facção mais conservadora do Senado. Júlio César, por outro lado, reconheceu os dois títulos em 49 a.C., atraindo para o partido cesariano os dois irmãos na guerra civil contra os conservadores pompeianos. Eles invadiram o vizinho Reino da Numídia e conquistaram Cirta, a capital do rei Juba I, aliado de Pompeu. Forçado a socorrer sua capital, Juba I deixou de lado o plano de ajudar Metelo Cipião contra César.[1][2] Terminada a guerra, César concedeu a Boco todas as terras a oeste de Hipona, antes pertencentes à Numídia. O restante do reino númida foi anexado à província romana da África.

Na Quarta Guerra Civil da República Romana, entre 32 e 30 a.C.., Boco II se aliou a Otaviano enquanto que seu irmão, Bogudes, se juntou a Marco Antônio. Depois da guerra, Boco enfrentou seu irmão e recebeu a ajuda de Otaviano, já auto-proclamado Augusto, como recompensa por sua lealdade; depois de conquistar suas terras, Boco II reunificou a Mauritânia.

Em 33 a.C., Boco II morreu e não deixou herdeiros. O Reino da Mauritânia passou a ser administrado diretamente pela República Romana, que passou a fundar colônias de veteranos do exército por toda a costa do Mediterrâneo. Em 25 a.C., irromperam diversas revoltas na Numídia contra a intensa romanização patrocinada por Juba II, que foi destronado. Augusto, seu aliado, lhe concedeu o trono da Mauritânia e, agradecido, Boco II rebatizou sua nova capital, Iol, como Cesareia.

Referências

  1. Apiano, Guerras Civis II, 96
  2. Dião Cássio, História Romana 43

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.