Bolsa (acessório)

Bolsa (português brasileiro) ou mala (português europeu) é um acessório de moda feito de couro, tecido, plástico, palha, ráfia, jeans ou outros materiais, geralmente com alça (curta ou a tiracolo) que serve para carregar diversos pequenos objetos, como dinheiro, chaves, maquiagem, cigarro, isqueiro, documentos, pente, celular, carteira e outros.[1]

Mala de mão
Características
Tipo
sacola (en)
acessório
Bolsa feminina

As bolsas menores, geralmente sem alça, e usadas em festas, são chamadas de carteiras ou bolsas de festa, e podem ser mais enfeitadas, com brilho, bordadas com miçangas, pedrarias ou metalizadas.

Origem

Não existe na História, referências de como seria a primeira bolsa. Mas, desde o início dos tempos, a comunicação já estava enraizada na vida humana e os povos primitivos já retratavam uma série de símbolos através das pinturas rupestres (pinturas em rochas), e esses povos registraram através dos desenhos os seus costumes. Foram encontradas pinturas com imagens femininas com bolsa penduradas no braço. As civilizações pré-históricos eram nômades, e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Como já haviam descoberto que a pele dos animais servia para a proteção do corpo, podem ter desenvolvido também um sistema de receptáculos para carregar e proteger suas caças.

Bolsas iPurse

Uma das primeiras citações sobre bolsa feminina encontra-se na Bíblia, no livro de Isaías, capítulo 3:16, (palavras escritas por volta de 750 a.C.) e que diz:

Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis dos artelhos, as toucas, os colares em forma de meia-lua, os brincos, os braceletes, os vestidos, os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, os amuletos, as caixinhas de perfumes, os mantos, os xales, as bolsas, os espelhos, as capinhas de linho e as tiaras.

O alforje, predecessor das bolsas, era um saco de couro que podia ser usado na cintura, nos ombros ou na sela dos animais. Era uma a bolsa utilizada principalmente pelos homens, para carregar alimentos ou dinheiro, durante a Idade Antiga.

Referências

  1. Stockley, Philippa (2 de setembro de 2012). «Philippa Stockley: Yes, the contents mean a lot, but it's the bag that matters most». The Independent (em inglês). Consultado em 29 de julho de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.