Bomba guiada por laser

O conceito do uso de bombas guiadas a laser foi sugerido pela primeira vez em 1965 por Weldon Word, que trabalhava na companhia Texas Instruments, nos Estados Unidos.[1]

Uma GBU-10 sendo testada.

Pela primeira vez pensou-se em utilizar o laser não como uma arma em si, mas como um sistema de guia para armas. O armamento guiado por laser redefiniu o velho princípio da doutrina de bombardeio em massa, já não era necessário atacar um alvo com uma enorme quantidade de bombas para que só algumas delas acertem o objetivo, bastava somente uma LGB (Laser Guided Bomb) para se destruir qualquer alvo com precisão.

Desenvolvido no final da década de 1960, o sistema de bombas guiadas por laser foi muito empregado pelos americanos no Vietnã (1965-1975), onde foram lançadas mais de 25.000 com 68% de acerto.

Um dos mais famosos ataques foi lançado contra a ponte de Thanh Hoa, em maio de 1972. Esta ponte teria resistido a inúmeros ataques convencionais, até ser destruída em um ataque que empregou quatorze jatos F-4 Phantom, armados com bombas laser.

Referências

  1. "Laser Guided Bombs". Página acessada em 18 de janeiro de 2014.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.